domingo, 24 de fevereiro de 2013

Cocadinha com castanhas e chocolate

   Se tem uma coisa que eu adoro é cocada, sempre eu vou na feira tenho que me segurar, pois se cair na tentação depois vem a  dor na consciência  por causa da quantidade de açúcar do docinho. Agora que tenho buscado receitas que não levem farinha de trigo, me lembrei desta aqui que é super fácil e sem glúten.





Cocadinha

- 2 claras de ovo
- 100 g de coco ralado ( de pacotinho)
- 1/2 xícara de açúcar*
- 1/4 xícara de mix de castanhas picadas
- 1/4 xícara de chocolate ao leite picado
- 1 colher de chá de essencia de baunilha

* Se o coco for adoçado, diminua a quantidade de açúcar da receita.



   Pré-aqueça o forno a 180º C. Em uma tigela, adicione as claras de ovo, o açúcar e coco. Observe a umidade. Adicione o restante dos ingredientes, verifique se a mistura está úmida. Se os seus ovos forem pequenos e a mistura não ficar úmida, talvez seja necessátio adicionar outra clara de ovo. 
     Cubra uma assadeira com palpel manteiga (desnecessária se a sua assadeira for antiaderente). Com um boleador ou colher de sopa, forme bolinhas e coloque na assadeira. Leve ao forno por 15 minutos ou até dourar. 


Boa semana para todos!
Beijos

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Utensílio de cozinha feito de lego

   Quando se trata de decorar, eu sou mais adepta ao tudo branco e colorir com objetos. Sabe porque? Eu acho muito mais fácil trocar a capa da almofada a trocar o sofá, trocar o tapete a trocar o piso ou então mudar o quadro da parede a pintar a parede inteira! Exatamente por esse motivo que eu adorei esse porta utensílios de cozinha feito de legos,  além de útil também da uma cor na decoração!


2012_12_03-LegoHolder.jpg
Fonte: The kitchn

Não é uma graça?!

Beijos

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Milkshake de chocolate

   Morango, chocolate, baunilha, banana, ovomaltine, não importa o sabor milkshake é sempre gostoso. Além do sabor, ele é muito prático e rápido de se fazer, basta sorvete, leite e um liquidificador, bate um pouquinho e pronto! 
   Esse de chocolate eu fiz semana passada em casa para espantar o calor horripilante que estava fazendo.

 

Milkshake de chocolate

- 8 bolas se sorvete
- 200 ml de leite
- Calda de chocolate

Rendimento: 3 copos de milkshake



   Coloque no liquidificador o sorvete e o leite, bata por 5 segundos, ainda vai ficar uns pedaços de sorvete, assim que é gostoso! Decore os copos com calda de chocolate, coloque o milkshake e finalize com canudo e cerejas. 




Uma bebida refrescante pronta em cinco minutos!

Ficaram com água na boca? 
Bom fim de semana!

Beijos

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Bolo integral de castanhas e damasco

    Aniversário do meu pai no finalzinho de feriado e um bolinho integral para acompanhar a nova dieta dele. Confesso que tenho me aventurado com os bolos integrais e até o momento obtive sucesso!
      Para comemorar mais um ano de vida do meu papai eu fiz um bolo integral com mix de castanhas e nozes com recheio de creme italiano de damascos e cobertura de marshmallow.


   Pensa num bolo gostoso e leve com doçura na medida...Uma delícia! Nem sempre eu acerto, mas essa receita ficou perfeita!


Massa do bolo

- 3 ovos
- 1 e 1/2 xícara de açúcar mascavo
- 1/2 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de óleo
- 1 e 1/2 xícara de leite
- 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo integral
- 1/2 xícara de farinha de aveia
- 1 xícara de mix de castanhas e nozes picadas
- 1 colher de sopa bem cheia de fermento


   Pré-aqueça o forno a 180 º C. Penere o açúcar mascavo.  Quebre os ovos em uma tigela e bata com o fouet, adicione os açúcares sempre mexendo, sem parar de mexer adicione o óleo, o leite. E  sem deixar de mexer adicione o  trigo aos poucos e a aveia. Por último adicione as castanhas  e o fermento. Unte uma forma com manteiga e farinha integral, as minhas formas de coração  são pequenas (21 cm x 21 cm) e rasas, uma receita dessas cabem certinho em duas formas. Se a sua assadeira for de tamanho médio (24 cm de diâmetro) a massa toda cabe em uma só assadeira.
      Despeje a massa e leve ao forno por 20-30 min. Espere o bolo esfriar para montar.



Creme italiano com damascos

- Receita daqui da Torta de pessêgo
- Acrescentar 1/2 xícara de damascos picados ao creme ainda quente.


Marshmallow

- Receita da cobertura aqui no Cupcakes passo-a-passo


Calda para regar

- 250 ml de água
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 50 ml de rum ou conhaque

   Coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe no fogo até o açúcar dissolver completamente. Para facilitar o manuseio coloque a calda em uma garrafa.




Montagem do Bolo

    Monte o bolo sob sua superfície definitiva, ou seja, no prato onde ele será servido. Lembrando que eu assei dois bolos pequenos, se você assou somente um, corte essa massa ao meio, para a entrada do recheio. Coloque o primeiro bolo sob o prato, corte a casquinha da superfície do bolo, para o bolo absorver melhor a calda. Molhe o bolo com metade da calda e coloque todo o creme italiano em cima. Corte a casquinha do topo do bolo e coloque o segundo bolo em cima do recheio.  Eu preferi colocar o segundo bolo com o fundo para cima, assim o topo do bolo ficou rétinho. Corte o fundo do bolo também para retirar apenas a casquinha, regue o bolo superior com o restante de calda.
    Essa casquinha que eu disse é bem fininha, uns 3 mm (0.3 cm). Ou mais para igualar a superfície do bolo e deixar o topo do bolo reto para receber o recheio.
     Finalize o bolo colocando a cobertura por todo o bolo. Use uma espátula ou colher para facilitar a aplicação. Limpe o prato ao redor do bolo e delicie! 


Uma ótima semana a todos!
Beijos

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Como conservar suas ervas frescas!

    Olhem que incrível e prática essa ideia para conservar ervas frescas! Da mesma forma que nós congelamos carne, vegetais e frutas, também podemos congelar ervas frescas porém elas precisam ser estar mergulhadas em azeite. 


   A dica é do The kitchn e a autora recomenda o método apenas para ervas que são cozinhadas durante o preparo de um prato, assim como: alecrim, sálvia, tomilho e orégano. Ervas que são adicionadas frescas na comida como: hortelã, manjericão, verbena e endro,  não respondem bem a essa técnica.


8 Passos para congelar ervas frescas em azeite

1. Escolha ervas frescas e firmes.
2. Lave as ervas cuidadosamente, principalmente se forem de supermercado.
3. Se preferir você pode picar as ervas ou deixa-las inteiras.
4. Preencha as forminhas de gelo com 2/3 de ervas. 
5. Despeje azeite de oliva ou manteiga derretida nas forminhas de gelo.
6. Cubra a forma de gelo com plástico filme e congele por 12 horas.
7. Desenforme os cubos congelados e conserve no freezer embalados em sacos plásticos.
8. Não se esqueça de etiquetar o saco com o nome das ervas.  


     Também dá para fazer com cebola e alho para usar nos dias de correria, só jogar uns três cubinhos na panela e ganhar alguns minutinhos!


Beijos