sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Torta de pessêgo: Uma receita para o fim de ano!

   Essa receita já fiz a um tempo e esperei para postar, porque ela á uma ótima pedida para as festas de fim de ano! Depois de se empanturrar  satisfazer na Ceia de Natal ou de Ano Novo, uma fatia dessa torta super levinha fecha a noite perfeitamente!



   Sempre que encontro uma receita com creme fico com o pé atrás, pois nunca consigo imaginar qual será o resultado, só  testando mesmo!  Todos os cremes que conheço são pesados e eu precisava de um leve que combinasse com frutas, para  levar na minha sogra e encontrei essa de Creme italiano. Foi quando pensei "Bom, eles são descendentes de italianos, se a receita não for gostosa, pelo menos, deve ser do gosto dos italianos!"rsrsrs
     Foi um tiro no escuro que acertou o alvo bem no meio! Sério, tive que me segurar para não comer o creme todo  bem ali direto da panela!


Massa da torta


- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1/2 xícara de aveia em flocos finos
- 3/4 xícara de açucar granulado
- 1 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente (260 g)
- 1 colher de sopa de essência de baunilha

  Pré-aqueça o forno a 180º C. Em uma tigela misture a manteiga  com o açúcar, se preferir pode utilizar a batedeira para facilitar o processo. Em seguida, adicione o trigo, a aveia e a baunilha, mexa tudo até que a massa vire uma farofa homogênea.    Coloque a massa em uma forma redonda  de 30 cm de diâmetro com o fundo removível e pressione para cobrir toda extensão da assadeira. Leve ao forno por 15 minutos ou até dourar.


Creme italiano:
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de farinha de trigo
1/4 colher de chá de sal
3 xícara de leite integral
2 gemas de ovos caipira
3 colheres de sopa de manteiga sem sal
2 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de sopa de rum

   Bata as gemas e reserve. Em uma panela sob fogo médio, adicione o açúcar, a farinha de trigo, o sal e leite aos poucos misturando bem com um fouet até formar um creme. Diminua o fogo e mexa por mais 2 minutos. Adicione as gemas batidas ao creme bem devagar, batendo sempre com o fouet. Adicione a manteiga, a baunilha e o rum e mexa por mais 2 minutos. Desligue o fogo e espere o creme esfriar totalmente antes de usar na torta.

* O fouet (batedor de arame) é essencial, ele que vai dar a leveza no creme. Bata sem parar, seguindo a receita corretamente!

  Finalize com as suas frutas favoritas,  essa torta combina com várias frutas até mesmo uma "salada de frutas" em cima! Não esqueça de fazer uma apresentação bonita, eu tentei fazer uma rosa, mas achei que ficou mais na tentativa de rosa ! rsrsrs
  Eu usei pêssegos em calda e fiz uma redução da calda e joguei por cima para não ressecar. 



  Como aqui em casa, a gente enche a mesa com frutas achei essa receita que cairá como uma luva nas sobremesas de Natal ou Ano Novo!


Feliz Natal! Aproveitem bastante!
E comam com moderação!! Brincadeirinha, tem coisa melhor que comer?
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário