domingo, 22 de dezembro de 2013

Decoração da mesa de natal

   Em outro post, uma olhadinha no meu natal, eu mostrei a vocês a decoração que eu pretendia fazer aqui em casa na Ceia de Natal. Acontece que o Natal sempre é na casa dos meus avôs e esse ano meu avô passou a bola para frente, porque a minha avó está muito esquecida, a ponto de não saber que dia da semana é hoje e contar a mesma história quatro vezes em 30 minutos. E a uma semana do Natal, meu tio Marcelo (ou a mulher dele, agregado é foda!) bateu o pé que a tradição é natal na minha avó e ele não vem se não for lá. Bom, eu acho uma falta de respeito, a pessoa exigir que dois idosos de 80 anos sejam anfitriões de uma festa para mais de 20 pessoas... esse é um daqueles assuntos que gera muita discussão e que no final se resume a uma palavra: família.
   Então é isso, depois de mais de um mês de planejamento, a ceia não vai ser mais aqui. Eu e minha tia Margarida (a dona desses lindos chapeuzinhos de natal) vamos tentar readaptar o que conseguirmos das ideias lá para a casa dos meus avôs, mas as mesas, por exemplo, lá são informais. O melhor a fazer é não desperdiçar as ideias de decoração e compartilhar com vocês! Pensando nisso, eu fiz um ensaio fotográfico com a decoração da mesa de jantar, para vocês usarem e se inspirarem. 


















Fiquei apaixonada pelo resultado final!
Feliz Natal!
Beijos

Salada de Penne integral com salmão defumado

   No fim de semana o namorado veio almoçar comigo, o problema é que enquanto eu tento ficar na linha, o sr. namorado anda de mãos dadas com o carboidrato. Então, juntar as preferências alimentares dos dois numa só refeição é complicado para dizer o mínimo.
      A solução foi a salada de penne integral, além de prática une carboidratos com vegetais. Além da salada, o namorado (noivo, na verdade né) também ganhou sanduíche de salmão defumado.



Salada de Penne integral

- Alface
- Tomate
- Cenoura ralada
- Agrião
- Penne integral (1 xícara para cada pessoa)
- Palmito
- Alcaparras
- Salmão defumado
- Molho de iogurte, alho e ervas

  As quantidades são pessoais, coloque mais daquilo que você gosta mais. Leve ao fogo uma panela com água e um pouco de vinagre (ajuda o macarrão o desgrudar). Enquanto, a água ferve, cuide da salada. Lave muito bem os vegetais, se possível opte por orgânicos. Corte o tomate, rale a cenoura e monte a salada numa vasilha. Quando a água estiver fervendo, jogue o macarrão e espere chegar ao ponto. Lave o macarrão, até ele ficar gelado e coloque na vasilha junto com a salada. Finalize com palmito e alcaparras.



 

Sanduíche de salmão defumado

- Pão de forma integral
- Salmão defumado
- Queijo mussarela
- Alcaparras
- Molho de iogurte, alho e ervas
   

 Almoço saudável, leve e prático... é delicioso comer em boa companhia!
  Beijos

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Molho de iogurte, alho e ervas



  Uma noite assistindo televisão encontrei o Jô Soares entrevistando um chef de cozinha, que tinha acaba de fazer uma pós-graduação em molhos. No primeiro momento, eu achei aquela especialização tão estranha, nem sabia que existia pós em molho! A estranheza não foi apenas minha, como também do apresentador que indagou ao chef o porque ele havia escolhido molhos e basicamente a resposta foi "Porque não, eles fazem tudo ficar mais gostoso". E tive que concordar, pois sempre faço molhos para salada, pães, lanches e carnes. O incrível é que eu adoro molhos e até assistir aquela entrevista, eu atribuía o amor aos pratos com molhos e não aos molhos em específico.
   O molho de iogurte, alho e ervas foi feito para temperar uma salada de penne integral. Eu adoro esse molho por ter uma base natural de iogurte (não de maionese), levar pouco sal (menos sódio na alimentação), ser leve e delicioso. 
   O ardido do alho, substitui muito do sal! Eu não temperei a salada, nem o macarrão, só usei o molho e ficou uma delícia. 


Molho de iogurte, alho e ervas

- 200 ml de iogurte natural
- suco de 1/2 limão pequeno
- 1 colher de sopa de azeite
- 4 dentes de alho (fica bem ardido)
- 1 xícara de salsinha e cebolinha picadas
- 10 folhas de manjericão
- 1 colher de sopa de alecrim 
- sal a gosto

* Eu coloquei mais ou menos a medida das ervas que eu usei.

   Pique o alho e as ervas. Coloque o alho, ervas, azeite, sal  e 2 colheres de iogurte no liquidificador, bata até ficar sem pedacinhos de ervas e alho. Retire o molho do liquidificador e junte com o restante do iogurte, misture para ficar homogêneo e está pronto para servir!

     

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Uma olhadinha no meu Natal!

   Mal posso esperar para chegar a noite de Natal e montar toda a decoração da ceia! Enquanto ela não chega, vou mostrar para vocês uma olhadinha no que eu pretendo para a noite...


1. Meus presentes falsos

  Eles ficaram na prateleira em cima do buffet da ceia de natal, acompanhada com dois ursinhos de natalinos, um de cada lado.


Na parede do buffet vou pendurar bolas de natal, como na imagem abaixo:


 2. O espaço lounge que vamos montar na entrada de casa com sofás e cadeiras confortáveis.

  


3. A decoração da mesas de jantar com chapéus de Papai Noel. Simplesmente, estou apaixonada... Vai ficar lindo!


4. Tuia Holandesa que ganhei de presente do meu noivo. Irá decorar a mesa de doces.



 5. Botinhas de Natal. Que vai decorar o aparador de doces junto com a tuia holandesa.




6. Prato alto 
  Vou fazer um bolo em formato de rosas que será o centro da mesa de doces.



Ainda na mesa de doces, eu quero muito fazer algo parecido com a imagem de baixo:


7. No centro de mesa, vou usar alguns itens decorativos que já temos em casa. Os arranjos de mesa, eu sempre me inspiro antes, mas decido na hora o que fazer.
Já encontrei algumas inspirações:

 Gostei das laranjas, lindas e simples...

 Bolas de natal numa xícara bonita

 Taças bonitas com sal grosso e bolas de natal

Por enquanto esses são os planos, depois eu posto como ficou o nosso Natal!
Boas festas!
Beijos

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Muffins integrais de banana e morango

   Receita integral e com pouco açúcar chegando no blog! Esses muffins foram feitos para receber visita, que infelizmente nunca apareceu. Pelo menos a minha visita à cozinha rendeu mais uma receita ao blog e a estreia das minhas novas formas de silicone, que ganhei da minha mãe para o meu enxoval.

 Muffin integral com geleia de jabuticaba com pimenta
 Muffins integrais de banana e morango

- 3 ovos
- 1/3 de xícara de açúcar mascavo
- 1/2 xícara de manteiga
- 1 xícara de leite integral
- 2 xícaras de farinha integral
- 3 bananas maduras
- 3 morangos grandes
- 1 colher de sopa de fermento em pó

 Pré-aqueça o forno a 180ºC. Pique em cubinhos as bananas e os morangos (lavados). Em uma tigela, adicione os ingredientes na ordem da lista acima, mexendo bastante a cada adição. Unte a forma com manteiga e farinha integral, a minha era de silicone que não precisa untar (Uhhhuullll). Leve ao forno de 20-30 minutos. 

* Lembrando que essa receita leva muito pouco açúcar.




 

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

20 ideias de Árvores de Natal alternativas


  Que tal usar a imaginação para economizar com a decoração de natal? Ou então fugir do tradicional? Veja algumas algumas árvores de natal um tanto diferentes para se inspirar na decoração desse ano.
 
1. Árvore minimalista de galho e bolas. Uma árvore super rápida de ser montada com poucos elementos e não menos bonita.


2. Árvore de cones de papel. Essa é uma das minha favoritas, clean e ecológica (pode ser feita de papel reciclado).

3. Árvore super minimalista. Uma tuia viva e uma cesta decorativa já dão o toque natalino na decoração.
 

4. Árvore de balas e jujubas. Uma árvore comestível, quem resiste? Use cones de isopor para pregar as balas e jujubas, finalize com um laço no topo.

 
5. Árvore de post-its.  Use o post-it para dar formato à árvore, além de ocupar pouco espaço, também podemos escrever frases e palavras.



6. Árvore de livros. Tem muitos livros em casa? Então você só vai precisar de um laço bonito para fazer essa árvore!

 

7. Árvore de cartolina. Simples e belas, essas mini árvores são super fáceis de fazer: faça dois moldes iguais de árvores em cartolina e encaixe o inicio de uma com o final da outra. Podem ser feitas em maior tamanho, só use um papel mais grosso para garantir sustentação.

 

8. Árvore de Giz. Essa as crianças vão adorar, use uma parede vazia para desenhar com giz uma árvore natalina. Não gostou? Apague.
 
  

9. Árvore de dobradura. Para quem gosta de dobradura, vai ai mais um desafio (para mim pelo menos, dobradura=desafio).
 
10. Árvore de papelão. Mais uma minimalista e monocromática para quem gosta. 




11. Árvore de vaso. Aqui, vasos de flores foram tingidos e enfeitados para parecer uma árvore de natal.


12. Árvore de penas. Precisa de descrição? Absolutamente linda e leve.


13. Árvore de Washi tape. Essas fitas durex coloridas são chamadas de washi tape e tem feito o maior sucesso nos trabalhos artesanais, se você tem uma sobrinha de washi tape ai aproveita e faz uma árvore!


14. Árvore de escada.Sabe aquela escada parada que só ocupa espaço em casa? Use a estrutura dela para montar a sua árvore.



15. Árvore horizontal. Essa eu já fiz e posso dizer que é super fácil:  basta arrumar um galho de árvore, pendurar no teto e decorar.


16. Árvore de Papai Noel. Mais uma árvore feita com cones de isopor, dessa vez encapados com tecidos.


17. Árvore de luzinhas natalinas. Uma graça essa árvore, simples e prática.


18. Árvore de jornal.  Eu sou apaixonada por essa mini árvore, quem ia pensar que jornal daria um lindo adorno decorativo?!

19. Árvore de malas. Para provar que qualquer material pode ser usado para criar a sua árvore de natal! Como deve ficar uma de caixas de sapato?

 

20. Árvore de biscoito. Super fofa e deliciosa, dá vontade de comer só de olhar. 

 


E ai? Encontrou a sua futura árvore nessa lista?
Beijos