domingo, 29 de setembro de 2013

DIY orquideas de EVA

    Essas orquídeas foram feitas para o jantar mexicano, aproveitei as flores de crepom do noivado na decoração e para quebrar o cor de rosa das flores e adicionar um México na festa, eu optei por fazer flores laranjas de EVA que são MUITO mais práticas que as rosas gigantes de papel crepom.
 

  As orquídeas são do The Elli Blog, eles ensinam a fazer várias outras flores também. Basta imprimir a flor daqui e usar como molde no EVA laranja, o miolinho eu fiz de  cartolina branca pintada com lápis de cor em rosa, laranja e amarelo, seguindo como base a coloração dessa orquídea aqui.

As orquídeas prontas e recém-coladas.





domingo, 22 de setembro de 2013

Noite mexicana

      Se tem uma coisa que eu gosto é de uma festa temática, eu adoro fazer um aniversário temático e confesso que me perco um pouco para elaborar uma festa sem um tema, nem que esse tema seja " moderno e sofisticado". O tema ajuda a definir o que é aceitável e o que não combina com o resultado final desejado. 
    Mês passado foi aniversário do meu noivo e o tema da festa foi " México sem ser brega". Eu queria muito fazer um jantar bonito e elaborado para ele e foi basicamente assim que um jantar mexicano virou uma festa mexicana usando somente objetos daqui de casa. 
  Eu aproveitei as flores de crepom do noivado, fiz uma orquideas de EVA para fugir das flores cor de rosa, acrescentei uma colchas bolivianas , alguns cactos e transformei bandeirinhas de festa junina em papel picado mexicano! Vejam o resultado:

Logo na entrada, coloquei velas e papel picado mexicano.




                                   

  O teto do salão foi enfeitado com papel picado mexicano. Esse papel picado eram bandeirinhas de festa junina que eu recortei.


     A mesa de jantar foi decorada com uma concha no estilo mexicana, flores de papel crepom (do noivado), orquídeas de EVA, pequenos arranjos de feijão com cactos e taças de marguerita com milho e velas. Em cada cadeira foram colocadas echarpes amarradas com uma flores brancas de papel crepom para esconder o nó. 

















   A mesa de bebidas foi decorada com limões, copos de tequila e de marguerita, guardanapos de pimenta e retalhos de papel das bandeirinhas e flores.









    Na mesa de comida foi colocada uma faixa de "Feliz Cumpleãnos" com o nome dos aniversariantes e pompons de papel crepom. A mesa foi decorada com cactos, sacos de estopa (com jornal dentro), tubos de vidro com milho e feijão, um vaso de flores vermelhas de papel e uma lampião. 
    No jantar foram servidos tacos, os componentes do tacos foram colocados separadamente para cada um montar o seu. Os componentes servidos foram: alface, tomate, queijo, tacos, molho, frango e carne moída. Os tacos foram comprados num kit que acompanha o molho e tempero para o frango e a carne.






Olhem como a louça branca fez diferença na decoração, ela deixou a mesa  mais sofisticada e realçou o colorido da comida.







Carne moída e frango, temperados com azeite, sal e tempero do kit de tacos. Olhe que cor linda que fica o frango com o tempero do kit.

  O bolo de aniversário foi uma versão recheada de Tres leches (leite, leite condensado e leite de coco) que eu inventei, a decoração não saiu como o planejado, mas o sabor estava delicioso! Não perca a receita do bolo no próximo post.

                                   



  Essa festa foi decorada só elementos daqui de casa, com exceção da comida, eu não comprei nada. Isso porque,  
com certeza essa foi a festa mais bem decorada e divertida que eu já fiz!
      Mais uma vez eu digo que para fazer uma festa linda não é preciso gastar uma fortuna!

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Bolo de prestigio

    Mais um bolo de aniversário! Dessa vez um simples e fácil de fazer que agrada a todos os paladares! Eu não tinha noção de que o bolo prestígio era tão adorado até ouvir de todos os convidados "Ai que delícia é de prestígio!" seguido de "Humm que bolo mais molhadinho". A namorada de um amigo teve um orgasmo gastronômico só com a visão do bolo. E sinceramente é uma delícia quando isso acontece né, as pessoas ainda nem comeram e já estão elogiando, só isso já compensa as horinhas na cozinha não é mesmo?!


Bolo de prestígio

Massa de chocolate

 - 3 ovos
 - 2 xícaras de açúcar
 - 1/2 xícara de óleo
 - 1 xícara de leite
 - 2 xícaras de farinha de trigo
 - 3 colheres de sopa de chocolate em pó
 - 1 colher de sopa de fermento em pó

   Pré-aqueça o forno a 180º C. Em uma tigela, quebra os ovos e bata com o fouet, adicione o açúcar e mexe. Em seguida, adicione o óleo, mexa e adicione o leite. Coloque o trigo aos poucos na mistura, mexendo sempre e por último adicione o chocolate em pó. Leve ao forno de 20-40 min. e espere o bolo esfriar para montar.


Recheio de beijinho

- 1/2 colher de sopa de manteiga
- 1 lata de leite condensado
- 200 g de coco ralado


   Leve ao fogo uma panela com a manteiga, espere a manteiga derreter e rapidamente adicione todo o leite condensado, a partir de agora, mexa sem parar. Adicione o coco e desligue o fogo quando o brigadeiro começar a desgrudar do fundo da penela. Nós queremos um beijinho um pouco mole, não no ponto de enrolar. Mexa por mais 2 minutos para evitar que o calor da panela queime o fundo do nosso brigadeiro. Espere esfriar para usar.


Montagem 

Depois de esperar o bolo e o beijinho esfriarem, corte o bolo em dois aros, molhe o primeiro bolo com leite de coco. Recheie com o beijinho, coloque o segundo aro de bolo, molhe com mais um pouco de leite de coco. Faça um ganache de chocolate amargo para contrastar com o doce do beijinho. Aplique o ganache na cobertura do bolo e decore com raspas de chocolate amargo.





   Essa moda do naked cake é a melhor, além de ser mais prática também é mais rápida, só cobrir o topo do bolo e deixar as laterais a mostra.

Beijos!

sábado, 14 de setembro de 2013

O meu bolo de noivado

   O bolo do noivado foi de massa de chocolate com recheio de mousse de chocolate e brigadeiro branco com morangos. A decoração foi com chantilly e fondant, vou focar o post mais na decoração que foi uma aventura para mim, do que no bolo que é cotidiano aqui no blog.
  Para fazer a massa eu usei essa receita aqui e para o mousse de chocolate, eu também sugiro o dessa receita, ele fica firme e não derrete facilmente. No meu bolo, eu usei uma receita comum de mousse de chocolate e me arrependi, enquanto recheava o bolo, o mousse já foi derretendo o que me deixou neurótica. Já o brigadeiro branco é basicamente um beijinho sem coco!

Olhem só como ficou a cozinha no dia:
Os bolos assados, junto com os cookies que foram as lembrancinhas da festa. Eu monte dois bolos com medo de um só não dar, por isso assei quatro bolos.



   Para montar o bolo usei aquele esquema de montar no prato de servir  com a lateral da forma que assou o bolo junto (fica muito mais fácil rechear sem cair o recheio). Molhei cada andar do bolo com essa calda daqui.


Coloque o mousse de chocolate na primeira rodela de bolo. Espalhe para ficar homogêneo.


Coloque outra rodela de bolo, molhe com calda, cubra com o segundo recheio e adicione morangos picados.



  Agora com a decoração... Eu vi alguns bolos de casamento decorados com flores gigantes e amei! Eu tinha que ter um bolo de flores...só tem um problema, essas flores são de fondant e eu NUNCA havia trabalhado com fondant! Eu fujo de fondant como o diabo foge da cruz, além de ser trabalhoso, o sabor não me agrada em nada!


   Pensei e pesquisei em outros materiais que eu poderia usar para substituir o fondant, mas não encontrei nenhum. Acabei me rendendo ao bendito e antes de me aventurar na modelagem, pesquisei receitas e dicas de como fazer e trabalha-lo. Li muito, o que me deixou com mais medo, o fondant parecia ser muito temperamental.
   Um dos posts que mais gostei foi esse do Que fofurice, segui todas as dicas daqui incluindo a receita. Só substitui na receita alguns ingredientes  por outros que já tinha em casa, então usei a glucose Karo, margarina Qualy e essência de baunilha, que deu uma tom amarelado ao fondant. Por incrível que pareça, eu não queria que o fondant fosse branco, eu queria exatamente um tom amarelado para dar um contraste com o chantilly! Simplesmente perfeito, se fosse planejado não teria dado tão certo...

                        
    
   Não vou mentir, trabalhar com o fondant foi assustador, em vários momentos eu achei que não daria certo e por pouco não desisti.  Eu comecei a modelar o fondant três dias antes da festa e refiz a rosa três vezes até conseguir uma que parecesse uma rosa.
   Como não sou fã de fondant, não tenho nenhum daqueles  mini instrumentos de abrir nem curvar a massa. Eu usei um rolo de madeira grande daqui de casa, margarina e maisena. Para modelar as pétalas grandes, eu as apoiei em três bolinhas de fondant até elas secarem (como na imagem acima).


  Eu fiz uma rosa de tamanho pequeno e pétalas de vários tamanhos para aplicar separadamente no bolo. Na hora de montar, coloquei a rosa pronta no meio e fui adicionando pétalas ao redor, as grandes na boda e as médias no centro.




  Para quem nunca fez fondant antes e planeja usar em alguma ocasião especial, eu recomendo treinar antes ou começar a modela-lo dias antes, assim se não der certo, ainda da tempo de partir para uma opção B.

Espero que tenham gostado!
Beijos