segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Entrada rápida: Patê de atum

   Esse é o preferido daqui de casa para as noites de geladeira vazia, ainda mais quando bate aquela preguiça. Uma ótima pedida para receber os amigos em casa no fim de semana com um vinhozinho.



Ingredientes:

- 2 latas de atum (240 g)
- 1 pote de requeijão (250 g)
- 1 cebola
- salsinha e cebolinha
- sal a gosto
- Azeite de oliva a gosto
- Torradas e bolacha de água e sal



  Pique a cebola, a salsinha e a cebolinha em quadradinhos e reserve. Retire toda a água do atum e com o auxilio de um garfo "esfarele" o atum, adicione o requeijão, a cebola, a salsinha e cebolinha e tempere com sal e azeite de oliva a gosto. Uma entrada saborosa e proteica pronta em 5 minutos! Sirva com torradas e bolacha de água e sal.




Gostaram?

Beijos

sábado, 17 de agosto de 2013

Começou o Curso Receber!

  Pessoal, eu vim dar uma super dica! A Revista Abril Casa começou hoje o Curso Receber 2013, trata-se  de algumas vídeo aulas que ensinam a receber amigos em casa com dicas de decoração, comportamento e receitas, para você virar A anfitriã. Os vídeos são rapidinhos e o primeiro já está liberado no site. Vale a conferida! Também estão disponíveis os vídeos do Curso do ano passado, basta clicar em Curso Receber 2012




Bom fim de semana!
Beijos

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Noivado: Decoração

     Na escolha da decoração eu costumo selecionar um objeto e seguir a coloração e estilo desse objeto para desenvolver o restante da decor. No jantar de noivado, o objeto escolhido foi a rosa colombiana, uma rosa gigantesca que o meu noivo sempre me presentou, algumas chegam a ter o tamanho de suas mãos juntas! 

  
  Nada mais seria a nossa cara do que rosas gigantes na decoração! Foi quando eu encontrei essa imagem abaixo no The sweetest occasion  com o tutorial ensinando a fazer essas rosas de papel crepom. Mal pude acreditar, pois até o momento eu tinha algumas ideias de decoração, mas nada de concreto. Aquelas rosas marcaram os nossos anos de namoro e elas tinham que fazer parte do nosso noivado!


  Com o objeto de decoração escolhido, desenvolver o restante da festa ficou fácil. A coloração escolhida foram tons de vermelho, rosa e branco. Nós tivemos um mês para fazer as rosas, os coraçõezinhos nos pratos, escolher toalha de mesa e souplats e fazer as forminhas dos docinhos.
    O jantar aconteceu na varanda da minha casa que tem acesso a sala de estar. Na varanda, nós colocamos três mesas, uma tenda ao fundo aonde foi servido o jantar e colocamos a mesa de bebidas e a mesa de doces ao lado da porta da sala de estar.








 Mesa de bebidas


 Bigodes e boquinhas nos canudos

Mesa de doces




  No jardim ao lado da varanda, minha mãe organizou as plantas, colocou algumas almofadas no banco e alugou algumas lanternas para criar um cantinho romântico.





   Na  porta da sala de estar, nós penduramos as nossas iniciais e decoramos a sala com rosas e fotografias, onde ficaram a mesa dos avós e as lembrancinhas.
 




  
   As lembrancinhas ficaram no rack e na televisão tocavam músicas e passava um slide de fotos. 



  As lembrancinhas foram cookies caseiros com gotas de chocolate e a ideia da sacolinha fechada com rosinhas de papel eu vi aqui.  



   No corredor que leva ao banheiro, ficavam a mesa usada para apoiar os doces e o espelho, no lugar nós penduramos um quadro colorido e colocamos duas cestas com gramíneas. Não tenho foto desse cantinho, mas da para ter uma noção pela foto abaixo.

    E por fim, no lavabo mais rosas de papel e no banheiro, um jornal anunciando o nosso amor, que o meu noivo me deu a uns dois anos atrás.

                         

                                


quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Noivado: Mesa de doces

   A mesa de doces do noivado foi composta por brigadeiros, beijinhos, tortinhas de morango e de framboesa, morangos frescos e cakes pops  feitos na prorrogação do  segundo tempo com a massa excedente do bolo. 
   Desta vez eu me planejei com antecedência e na quinta-feira  fiz o brigadeiro, beijinho, o creme das tortas, os bolos e os recheios. Na sexta- feira,  eu fiz as tortinhas, montei o bolo e minha irmã me ajudou a enrolar os beijinhos e brigadeiros. No fim da noite eu tive um estalo e fiz alguns cake pops com o que sobrou da massa do bolo. No sábado, eu não fiz nenhum docinho! E meus pézinhos estavam prontos para o salto alto da noite.



  Nós arrastamos essa mesa de apoio para a varanda e meu noivo pendurou o espelho, no qual minha mãe escreveu "O amor é doce" e desenhou uns coraçõezinhos .
   No display da mesa, eu usei um prato alto de três andares para os cake pops, as tortinhas de framboesa e morango. Por conta do espelho de madeira, para seguir o padrão rústico, apoiei os brigadeiros numa tabua de queijo de madeira e os beijinhos numa caixa de vinhos de madeira. E finalizei a mesa com um toque de cor nos copos cheios de morango.


   
  Os Cake pops com as nossas iniciais (AC). O Cake pop é de chocolate com ganache de chocolate amargo com cobertura de chocolate branco.  A receita do Cake pop aqui. Para faze-los eu usei as sobras da massa do bolo.

Tortinhas de framboesa


As tortinhas de framboesa e de morango são daqui.

Brigadeiros


Beijinhos


  O bolo de chocolate com recheio de mousse de chocolate meio amargo e brigadeiro branco com morangos frescos, coberto com chantilly e decorado com uma rosa gigante de pasta americana.




  Vocês viram que nós escrevemos com batom "O amor é doce" no espelho? Uma graça não?!

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Noivado: Buffet

  O Buffet. Esse é um assunto que dá o que falar não é mesmo, aqui em casa mesmo foi uma dificuldade definir o buffet. No primeiro momento, a minha intenção era reunir a família e os amigos mais íntimos, assim iria pedir para a secretária daqui de casa preparar um bobó de galinha. Porém, contudo, todavia, minha mãe não aceitou de forma alguma, ela não queria ter trabalho algum na festa e queria fazer o jantar num espaço com buffet. Já eu queria um jantar íntimo, onde os convidados se sentissem a vontade, de preferência em casa.
   Como não tínhamos noção de valores, lá fomos nós atrás de lugares pequenos para receber poucas pessoas. Como a minha segunda opção de buffet eram massas, fomos almoçar num restaurante de carnes e massas que tem espaço para festas. O almoço foi um desastre... as massas estavam secas pelo tempo de rechaud e as carnes estavam frias, já foi o suficiente para desanimar de fazer o noivado ali. Em seguida soubemos dos preços para eventos, o valor por pessoa é de 38 reais, mas o que matou mesmo foi o preço da rolha... 40 reais por garrafa de vinho aberta e 50 reais pela garrafa de champagne. Com esse preço de rolha, o nosso plano de economia com bebidas compradas no Paraguai foi pelo ralo!
    Depois, de um pouco de conversa, lembramos de uma senhora que fez o buffet do aniversário do meu pai. A comida dela é uma maravilha e era um serviço que nós já conhecíamos e confiávamos. Ela cobra o valor de 4 reais por pessoa, e nós fazemos a compra do supermercado de acordo com a lista que ela passa.


 

   Ligamos para ela e combinamos tudo, ela nos mandou uma lista de pratos que ela prepara e meu noivo e eu selecionamos três opções de massas e uma de carne. 
  De carne, eu já havia optado pelo filé mignon ao molho madeira que sempre agrada a todos. Nas massa, a escolha foi um prato que todo mundo gosta, um que eu gosto e um que o meu noivo ama, eles foram: sofiole de carne seca com molho de abóbora, rondele de franco, ricota e nozes e spaghetti de calabresa, bacon e brócolis.
     


   Porém a história não parou por ai... No dia do noivado, às 8 da manhã, eu recebi uma ligação avisando que essa senhora estava de cama e não poderia vir cozinhar nosso jantar! Foi um boom logo pela manhã, parecia que meu chão havia caído. Graças a Deus, ela não nos deixou na mão e apesar de enferma, ela já havia combinado com uma amiga cozinheira de ficar no lugar dela. 
   Por um segundo, fiquei preocupada com essa mudança. E se a comida da moça não fosse gostosa? Mas confiei, naquela altura não tinha nada a ser feito a não ser confiar. 
   Ainda bem que a minha preocupação só durou um segundo, pois a comida dela é um absurdo de deliciosa. Todos os convidados adoraram e o mais legal é que cada convidado teve um prato preferido diferente. Ou seja, tudo estava uma delícia e agradou a todos os paladares. O nome da cozinheira que nos salvou é Fátima Rocha e para quem mora em Campo Grande- MS, o telefone dela é (067) 99 16-4705


   Eu esqueci de fazer um quadro ou etiquetas com os nomes dos pratos. Super recomendo, pois eu tive que ficar ao lado da mesa, falando para cada convidado quais eram aqueles pratos! Sorte minha que eram menos de 20 pessoas, pensa se fossem 100? O tempo que eu não ia ter passado de pé e com fome do lado da mesa?

 Espero que o relato ajude muitas noivinhas nas suas escolhas!
Beijos

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

DIY convite de noivado

  Os convites são uma parte fundamental da festa, além de avisar sobre o dia e horários, a presença do convite faz com que os convidados não se esqueçam  da festa. O estilo do convite também da uma provinha aos convidados do que esperar da festa. Os convites só tem um problema, o preço! Tem empresas que cobram um preço absurdo por um convite! Para nos envolvermos com o noivado desde o inicio e começar a viver esse momento especial pré-casamento, nós optamos por fazer nossos convites.



  Nossos convite prontos

  No nosso convite, nós tentamos seguir um estilo mais informal e engraçado. Diferente do convite de casamento, no convite de noivado, tudo é válido e o mais comum é o informal.
   Por conta da decoração com rosas gigantes, a cor escolhida para o convite foi vermelho. Um amigo nosso que faz Publicidade e propaganda fez a arte para nós. Nós imprimimos em casa, pois planejávamos fazer uma capinha de cartolina vermelho escuro, dispensando assim a impressão na gráfica com aquele papel mais grossinho.

  
 Em cada folha de papel A4, nós imprimimos três convites, como na imagem acima. Depois de impresso, nós recortamos. 
  Para deixar os nomes aparecendo no convite nós medimos com régua a medida acima (A) e em baixo do nomes (B), adicionamos 0,5 cm á essas medidas, pois na hora de dobrar a cartolina, ela come um pouco desse espaço!


  Em seguida, meça os espaços de largura e comprimento do convite, marque na cartolina, juntamente com as medidas das abas A e B.

  Recorte as cartolinas com as medidas marcadas e dobre as abas. Depois cole o convite no meio da capa. 


 Feche as abas e marque a quantidade de fita necessária para rodear o convite e fechar atrás. Corte a fita na medida e cole junto as pontas, formando um circulo.




  Convites prontos para serem entregues!