terça-feira, 30 de abril de 2013

Bolo de chocolate integral

   Eu acho o chocolate o melhor ingrediente que existe, ele é saboroso e forte. Nunca se erra com chocolate, por isso que quando não se está acostumado com algum ingrediente, combiná-lo com chocolate pode ser uma ótima forma de mascarar o paladar para receber o novo ingrediente.
   Esse bolo de chocolate leva 100% de farinha integral, a textura fica um pouco diferenciada, porém o sabor e o fofinho do bolo de chocolate continuam igual! 


Bolo de chocolate integral

- 3 ovos
- 2 xícaras de açúcar mascavo
- 2 colheres de sopa de manteiga amolecida
- 1 e 1/3 de xícara de leite desnatado*
- 2 xícaras de farinha de trigo integral
- 3 colheres de sopa de chocolate em pó
- 1 colher de sopa de fermento em pó



Pré-aqueça o forno a 180 º C. Penere o açúcar mascavo.  Quebre os ovos em uma tigela e bata com o fouet, adicione os açúcares sempre mexendo, sem parar de mexer adicione a manteiga, em seguida o leite. Adicione metade do  trigo, mexe até homogeneizar, então adicione o restante do trigo. Por último, coloque o fermento. Unte uma forma com manteiga e farinha integral.
      Despeje a massa e leve ao forno por 20-30 min. 


* O leite desnatado é devido as restrições alimentares da minha família, eu particularmente prefiro o leite integral.


Calda de chocolate

A calda eu fiz no olhometro, como se fosse um brigadeiro, porém com um pouco de leite para ficar mais líquido. Esperei até ferver e servi a parte para cada um se servir com o bolo. 


Beijos

segunda-feira, 22 de abril de 2013

6 Ideias de presentes DIY para a sua mãe

    Desde o dia do seu nascimento, cada ação e arte suas são motivos de orgulho para a sua mãe, ela lembra a primeira palavra que você disse, guardou um pedaço de cabelo do seu primeiro corte, colocou na geladeira aquele desenho "abstrato" que você fez com 3 anos, decorou por anos a mesa de jantar com aquele vaso de flores que você pintou na escola, guardou todas as suas cartas e colagens. Não importava o quão feio era o artigo para a sua mãe ele sempre motivo de orgulho e satisfação! 
   Nesse dia das mães que tal voltar aquela época e fazer um presente para ela ao invés de comprar?


1. Faça um álbum com lembranças de momentos que você já passou com ela. Pode incluir fotos, desenhos, objetos e frases.

Visual Journal

2. Grave um CD com as músicas favoritas dela. Assim ela vai poder dispensar aquele porta-cd gigantesco e levar no carro um só CD ou pendrive!



3. Escreva uma carta para ela, dizendo o quanto ela é importante para você e o quanto você aprecia tudo o que ela já fez por você na vida! As mães adoram quanto suas ações são apreciadas!


4. Sua mãe anda um pouco esquecida? Faça para ela um quadro magnético com os dias do mês para ela anotar seus compromissos.


5. Se o estresse for o problema da sua mãe, monte uma cestinha com um dia de spa para ela! Inclua óleo corporal, creme hidratante, sal grosso aromatizado, sabonete esfoliante, velas perfumadas, tudo com um cheirinho bem gostoso para a sua mãe ter um momento relax especial!


6. Prepare a comida favorita dela ou leve-a em seu restaurante preferido. Nesse dia não deixe ela pisar na cozinha!




Pense nas coisas favoritas da sua mãe e solte a sua imaginação! 
Feliz Dia das Mães!

Beijos

Cupcakes de Pinã colada sem glúten e lactose

   Quitutes da Andréa  em parceria com a CupoNation está realizando um concurso cultural, onde o prêmio é um multiprocessador, meu sonho de consumo! Olha que não sou muito de participar de concursos, mas por um multiprocessador, eu abri uma exceção! rsrsrs 
    Comecei a quebrar a cabeça para desenvolver um cupcake extra- super- criativo e notei que como os cupcakes tiveram origem nos Estados Unidos, muitas das receitas são feitas com ingredientes norte americanos. Com isso em mente pensei em fazer um cupcake divertido com ingredientes "mais tropicais" se é que vocês me entendem!
     Tenho que admitir que não foi fácil abrir mão do chocolate para desenvolver essa receita, em vez disso optei por abacaxi, um ingrediente não muito explorado nos cupcakes, mas não menos saboroso para usar em cupcakes sem glúten e lactose. O resultado foi um cupcake  de coco fofinho e molhadinho pela calda de abacaxi e com cobertura de chantilly, que adiciona leveza ao cupcake, além de quebrar um pouco o doce da calda.


Cupcakes de Pinã Colada

Massa do Cupcake

- 3 ovos
- 1/2 xícara de manteiga amolecida
- 2 xícaras de açúcar
- 1 xícara de leite de coco
- 2 xícaras de farinha de arroz
- 1 colher de sopa de fermento em pó

  Pré-aqueça o forno a 180ºC. Em uma tigela, quebre os ovos e bata com o fouet. Adicione o açúcar e a manteiga, continue batendo. Em seguida, coloque o leite de coco e aos poucos adicione a farinha sem parar de mexer. Por último, o fermento.
  Prepare as forminhas de cupcake e preencha 3/4 da forminha com a massa. Leve ao forno por 20-30 minutos.  Espere os cupcakes esfriarem para rechear e cobrir com cobertura.
   


Calda de abacaxi

- 1 Abacaxi
- 3/4 de xícara de açúcar
- 1 xícara de água
- 1 canela em pau
- 1/2 xícara de rum

    Corte o abacaxi em cubinhos, leve ao fogo com o açúcar, deixe por cinco minutos e coloque a água, o rum e a cabela. Deixe no fogo até virar calda. Espere esfriar e recheie os cupcakes com a calda, para mais detalhes siga o passo-a-passo daqui.


Cobertura

- Chantilly
- Coco ralado

  Use seu bico de confeitar favorito para cobrir o cupcake com chantilly e salpique coco ralado por cima da cobertura. Para finalizar a decoração, eu me inspirei numa taça de pinã colada e decore com abacaxi e cereja!


  Sirva os cupcakes gelados que a calda de abacaxi geladinha fica mais saborosa! 

Beijos

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Entrada rápida: Catupiry com alho

    Sabe quando aquela visita chega de surpresa em casa ou dá aquela preguiça gigante de cozinhar algo mais elaborado para a reunião de amigos ?!  Quem nunca? Quem nunca?
   É por isso que vou separar alguns lanchinhos rápidos e práticos para ter sempre uma carta na manga e não passa vergonha! 
   O primeiro vai ser o Catupiry com  alho, mais fácil impossível, compre no supermercado o catupiry da marca catupiry (aquele que vem numa embalagem de plástico redonda), eles tem validade de 3 ou 4 meses (se não me engano), então pode ficar na geladeira a espera de algum momento de necessidade!



Ingredientes:

- 1 embalagem de Catupiry
- 1/4 xícara de Azeite de oliva extra virgem
- 4 dentes de alho (ou mais, depende da sua paixão por alho)
- Torradas e bolachas de água e sal


  Só de deixar o catupiry para fora da geladeira por uns 30 minutos, ele se solta da embalagem. Coloque o catupiry  num prato para servir e modele parte de cima como uma piscina para receber o azeite.
  Corte o alho em cubinhos pequenos e leve ao fogo junto com o azeite, quando o azeite estiver quente despeje-o sob o catupiry. Sirva com torradas, biscoito de água e sal ou massa finas de pizza.




sexta-feira, 12 de abril de 2013

Chá de bebê encantador

  Me apaixonei  por essa decoração de chá de bebê, normalmente essas festas são muito coloridas e seguem o gênero do bebê: rosa para meninas e azul para os meninos! Talvez seja por isso que me encantei por essa decoração toda branca e cheia de detalhes, fora do tradicional, mas sem ser monótona. 













Fonte: Style me pretty 

Mais detalhes  aqui!

Não é adorável?
Beijos

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Como rechear um cupcake!

    Usar recheio nos cupcakes permite abranger os sabores utilizados no bolinho, não é porque ele é pequeninho que precisa ser sem graça! Eu adoro usar um sabor mais doce na cobertura e um mais azedo no recheio, como por exemplo, doce de leite e morangos! Hummm...água na boca!
   A técnica de rechear cupcakes não é difícil, mas é demorada e dá trabalho, principalmente quando o número de cupcakes a serem recheados é muito grande. Por isso que as confeitarias usam alguns quequerecos acessórios que facilitam e diminuem o tempo de preparo dos bolinhos.
    Como ninguém aqui tem confeitaria, vamos aprender como rechear os cupcakes com o que nós temos disponível em casa mesmo! 


Para fazer essa delícia ai de cima, você vai precisar de:

- Mini bolinhos (cupcakes)
- Recheio de sua escolha 
- Uma faca com ponta
- Uma colher de chá


 Para começar, os cupcakes  e o recheio precisam estar na temperatura ambiente! Nada de rechear cupcake que acabou de sair do forno!


   Use a faca com ponta para fazer um círculo no meio do cupcake, não muito grande (pouco maior que uma moeda de 1 real) e com dois dedos de profundidade.



   Observem do lado do cupcake a quantidade de bolo que foi retirada do miolo do cupcake, reservem esse miolo! Preencha o centro com uma colher de chá de recheio, nesse caso eu usei brigadeiro.


    Com o cupacke preenchido, cubra o topo do recheio com aquele miolo que sobrou. Mas não o miolo todo, só o pedacinho que era o  topo do cupcake, corte o restante fora.


E pronto! Agora só falta colocar a cobertura e eles estarão prontos para serem saboreados!


Observação: Existem pessoas que deixam o recheio aberto, sem cobrir com a tampinha do bolo e só passam a cobertura em cima.


Qual o sabor favorito de recheio de vocês?
Beijos