domingo, 27 de outubro de 2013

Cupcakes integrais de maçã e banana

  Esses cupcakes foram o presente de aniversário para a minha sogra, normalmente eu faço bolos deles, mas para ficar mais fofinho eu usei a massa para fazer os cupcakes, a cobertura é de creme (o mesmo do bolo tres leches) e adicionei geleia de maçã caseira no topo.




Massa integral

- 3 ovos
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 3 bananas picadas
- 2 maçãs bem picadinhas (a banana some na massa, mas a maçã não, eu prefiro corta-lás em pedaços pequenos para não interferir na homogeneidade da massa)
- 1/2 xícara de óleo
- 1 e 1/2 xícara de leite integral
- 2 xícaras de farinha integral
- 1 punhado (da minha mão) de mix de castanhas picadas
- 1 colher de sopa de fermento

 Pré-aqueça o forno a 180º C. Em uma tigela, quebre os ovos e bata com o fouet, adicione o açúcar e as frutas picadas. Em seguida, adicione o óleo, mexa e adicione o leite. Coloque o trigo aos poucos na mistura, mexendo sempre e por último adicione as castanhas e o fermento.  Preencha as forminhas de cupcake com 2/3 de massa. Leve ao forno de 20-40 min. e espere os bolinhos esfriarem para decorar.



Cobertura de creme

- 1/2 lata de leite condensado
- 1 medidas de leite (da mesma lata)
- 2 colheres de sopa cheias de amido de milho
- 1 gemas
- 1/2 lata de creme de leite sem soro

  Use parte do leite para dissolver o amido, reserve. Leve ao fogo uma panela com o leite condensado, o leite e a gema passada em peneira. Adicione o amido reservado e mexa  até formar um creme. Desligue o fogo e espere o creme esfriar. Em uma batedeira misture o creme de leite ao creme.


Calda de maçã

- 1 maçã ralada (ralei no ralador de gengibre)
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 1/2 xícara de água
- canela a gosto

A minha intenção foi deixar a calda com cor de caramelo, por isso eu derreti o açúcar até ficar marronzinho, adicionei a maçã, a água e a canela. Espere esfriar e coloque por cima da cobertura do cupcake.








Nenhum comentário:

Postar um comentário