sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Bolo tres leches

   Para o bolo de aniversário da noite mexicana eu preparei um bolo tres leches. A receita mais comum de tres leches envolve um bolo comum molhado com leite, leite de coco e leite condensado, como um bolo de aniversário precisa de um recheio eu bolei essa versão com recheio de creme e coco. 


Bolo comum

- 6 ovos
- 4 xícaras de açúcar
- 1 xícara de óleo
- 2 xícaras de leite integral
- 4 xícaras de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de fermento

  Pré-aqueça o forno a 180º C. Em uma tigela, quebre os ovos e bata com o fouet, adicione o açúcar e mexa. Em seguida, adicione o óleo, mexa e adicione o leite. Coloque o trigo aos poucos na mistura, mexendo sempre e por último adicione o fermento. Leve ao forno de 20-40 min. e espere o bolo esfriar para montar.

* Receita rendeu 4 bolo pequenos em formato de coração.


Recheio de creme

- 1 lata de leite condensado
- 2 medidas de leite (da mesma lata)
- 3 colheres de sopa cheias de amido de milho
- 1 gemas
- 1/2 lata de creme de leite sem soro

  Use parte do leite para dissolver o amido, reserve. Leve ao fogo uma panela com o leite condensado, o leite e a gema passada em peneira. Adicione o amido reservado e mexa  até formar um creme. Desligue o fogo e espere o creme esfriar. Em uma batedeira misture o creme de leite ao creme.


Recheio de coco

- 1 pacote de coco ralado
- calda tres leches

Após molhar o bolo com a calda, despeje o coco uniformemente por toda a superfície do bolo fazendo um recheio de 1 cm de altura. Molhe a camada de coco com mais calda tres leches.



Calda tres leches

- 200 ml de leite de coco
- 200 ml de leite integral
- adoce a calda com leite condensado

Use a calda para molhar os bolos e o recheio de coco, se gostar de bolo bem molhadinho prepare mais calda.



   O bolo foi recheado com duas camadas de creme, uma de coco e foi coberto com chantilly.


   Como a festa era mexicana, eu queria decorar o bolo e tentei me inspirar nessa imagem. 


  Pórem, faltando pouco tempo para a festa eu me dei conta de que não tinha corante suficiente: o vermelho ficou rosa claro, o azul ficou azul bebê e o verde também ficou claro. Depois de fazer um pouco do decoração o bolo ficou ridículo, parecia bolo de festa infantil com candy colours! Com a falta de tempo, a solução mais rápida foi passar uma espátula por toda a decoração, o resultado foi esse bolo psicodélico!  Decoração fail, pelo menos o sabor do bolo ficou maravilhoso!








Nenhum comentário:

Postar um comentário