terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Bolo integral de castanhas e damasco

    Aniversário do meu pai no finalzinho de feriado e um bolinho integral para acompanhar a nova dieta dele. Confesso que tenho me aventurado com os bolos integrais e até o momento obtive sucesso!
      Para comemorar mais um ano de vida do meu papai eu fiz um bolo integral com mix de castanhas e nozes com recheio de creme italiano de damascos e cobertura de marshmallow.


   Pensa num bolo gostoso e leve com doçura na medida...Uma delícia! Nem sempre eu acerto, mas essa receita ficou perfeita!


Massa do bolo

- 3 ovos
- 1 e 1/2 xícara de açúcar mascavo
- 1/2 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de óleo
- 1 e 1/2 xícara de leite
- 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo integral
- 1/2 xícara de farinha de aveia
- 1 xícara de mix de castanhas e nozes picadas
- 1 colher de sopa bem cheia de fermento


   Pré-aqueça o forno a 180 º C. Penere o açúcar mascavo.  Quebre os ovos em uma tigela e bata com o fouet, adicione os açúcares sempre mexendo, sem parar de mexer adicione o óleo, o leite. E  sem deixar de mexer adicione o  trigo aos poucos e a aveia. Por último adicione as castanhas  e o fermento. Unte uma forma com manteiga e farinha integral, as minhas formas de coração  são pequenas (21 cm x 21 cm) e rasas, uma receita dessas cabem certinho em duas formas. Se a sua assadeira for de tamanho médio (24 cm de diâmetro) a massa toda cabe em uma só assadeira.
      Despeje a massa e leve ao forno por 20-30 min. Espere o bolo esfriar para montar.



Creme italiano com damascos

- Receita daqui da Torta de pessêgo
- Acrescentar 1/2 xícara de damascos picados ao creme ainda quente.


Marshmallow

- Receita da cobertura aqui no Cupcakes passo-a-passo


Calda para regar

- 250 ml de água
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 50 ml de rum ou conhaque

   Coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe no fogo até o açúcar dissolver completamente. Para facilitar o manuseio coloque a calda em uma garrafa.




Montagem do Bolo

    Monte o bolo sob sua superfície definitiva, ou seja, no prato onde ele será servido. Lembrando que eu assei dois bolos pequenos, se você assou somente um, corte essa massa ao meio, para a entrada do recheio. Coloque o primeiro bolo sob o prato, corte a casquinha da superfície do bolo, para o bolo absorver melhor a calda. Molhe o bolo com metade da calda e coloque todo o creme italiano em cima. Corte a casquinha do topo do bolo e coloque o segundo bolo em cima do recheio.  Eu preferi colocar o segundo bolo com o fundo para cima, assim o topo do bolo ficou rétinho. Corte o fundo do bolo também para retirar apenas a casquinha, regue o bolo superior com o restante de calda.
    Essa casquinha que eu disse é bem fininha, uns 3 mm (0.3 cm). Ou mais para igualar a superfície do bolo e deixar o topo do bolo reto para receber o recheio.
     Finalize o bolo colocando a cobertura por todo o bolo. Use uma espátula ou colher para facilitar a aplicação. Limpe o prato ao redor do bolo e delicie! 


Uma ótima semana a todos!
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário