terça-feira, 27 de novembro de 2012

Faça você mesma (DIY): Guirlanda de Natal

   Sabe aqueles trabalhos com EVA que a gente faz e sempre deixam pra trás sobras ou pedaços muito pequenos que acabam indo para o lixo?!  Que tal usar esses retalhos para fazer uma guirlanda para a decoração de Natal?


Essa é a minha guirlanda, toda colorida com retalhos de EVA.

Para fazer uma igual, você vai precisar de:
- Caixa de papelão
- Retalhos variados de EVA
- Cola de EVA (eu usei de isopor)
- Um laço


Instruções

  Com o auxílio de um compasso, faça dois círculos no papelão. Um grande e dentro do grande, um círculo menor. O meu primeiro circulo tinha pouco mais de 35 cm de diâmetro e o menor com 18 cm de diâmetro. Assim, a guirlanda ficou com 8 cm de espessura. Recorte os círculos com uma tesoura ou faca.

Eu fiz a guirlanda quando estava sem a máquina fotográfica, por isso a guirlanda já estava decorada, mas usem a foto só para ilustrar como fazer os círculos.
   
   Separe os retalhos de EVA e com a cola vá colando os pedacinhos na guirlanda de papelão até obter o efeito desejado. 


   
   Pra finalizar, eu usei um laço cor de rosa que era o que tinha aqui em casa! Mas um vermelho ou verde seria mais apropriado para a comemoração de Natal! 


  Reutilizando materiais que teriam ido para o lixo com criatividades! Uma boa pedida para quem não quer investir muito dinheiro na decoração de Natal desse ano!

Gostaram da ideia?

Beijos

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Sorvete saudável de manga

   Mais um post para o famoso clima "eu estou derretendo", isso porque ainda nem estamos no verão! Para espantar um pouco do calor eu trouxe aqui mais uma receita de sorvete. Essa receita diferente do sorvete de banana leva mais de um ingrediente, mas também é super saudável, assim você não derrete e ainda por cima mantém a forma para o verão. 


   Essa receita é muito fácil e o sabor... hummm uma delícia! O sorvete foi aprovado por todos aqui em casa, ele é gostoso e leve. E nessa época do ano que tem "chovido manga", não dá pra deixar provar essa sobremesa!




Sorvete saudável de manga


300 g de manga congelada
200 g de iogurte natural
3 colheres de mel
raspinhas de limão



Instruções:


   Leve ao liquidificador a manga congelada. Adicione o mel, se a manga estiver bem doce a quantidade de mel pode ser reduzida!


   Em seguida, adicione o iogurte e as raspas de limão.


   Ligue o liquidificador e prontinho! Se o seu liquidificador não estiver dando conta de bater, desligue e com uma colher misture o sorvete, ligue o liquidificador e repita a operação até o liquidificador bater sem dificuldades. 

Em seguida, sirva. Eu adicione um toque de lavanda para dar um saborzinho especial!

O que acharam? 

Beijos

sábado, 17 de novembro de 2012

Cake pop passo-a-passo

   Promessa feita é promessa cumprida, finalmente fiz alguns cake pops e fotografei tudo só para mostrar para vocês. Já dei algumas dicas no último post sobre Cake pop  e agora vamos ao passo-a-passo.
    Já vi quem fala que fazer cake pops é fácil tanto na televisão como em blogs. Bom, eles mentiram! Cake pops possuem várias etapas desde assar e esfriar um bolo, até ter muita paciência em enrolar e mergulhar os bolinho no chocolate! Igual fazer brigadeiro, não tem erro, mas demora e exige paciência. No geral, como não tenho prática, demorei umas duas horas para conseguir fazer 10 cake pops! Se você já tiver um bolo pronto, reduz muito o tempo da receita.
 Confesso que tive algumas dificuldades e vou compartilhar tudo com vocês!
Vamos lá:


  Primeiro prepare o bolo, faça uma massa de sua preferência, antes de usá-la é necessário esperar que ela esfrie, pode usar a geladeira para acelerar esse processo.


   Depois de frio, esfarele o bolo  com um garfo ou com as mãos.

   Em seguida, molhe o seu bolo, eu molhei com creme de leite. Mas podem ser utilizados ganache, doce de leite, buttercream ou brigadeiro mole. Molhe o seu bolo o suficiente para ele  ficar úmido e formar uma  só massa quando amassada.


   Retire um pouco da massa e com as mãos faça uma bolinha.

   Derreta e tempere o chocolate. O chocolate tem que estar temperado! Eu derreti pouco chocolate, mas se for usar um bolo de tamanho pequeno, derreta 500g de chocolate.
   O chocolate preto é uma delícia, mas o branco permite adicionar coloração aos cake pops. Para isso, adicione corante alimentício próprio para chocolate, tentei uma vez usar o corante comum e não deu muito certo.

   Para o palito parar na massa e não deixar que a massa caia quando você  for mergulha-la no chocolate, eu vi no Bakerella a sugestão de molhar o palito no chocolate e espetar na massa. Tentei não deu certo, a massa não chegou a cair, mas não ficou muito fixa. Em seguida, tentei repetir o processo e deixar o palito um tempo na massa para o chocolate endurecer e adentrar, melhorou um pouco, mas bem pouco. A última tentativa foi espetar os bolinhos e colocá-los na geladeira por um tempo, melhorou. Acho que essa da geladeira deve funcionar melhor ainda se você molhar a massa com algo que vá endurecer na geladeira como ganache, buttercream...


   
   Agora é hora de mergulhar os bolinhos no chocolate, tome cuidado para não faltar chocolate em nenhuma parte do pirulito.

   Em seguida, decore da forma que desejar com confetes, corante ou brilho. Aplicar os confetes em baixo do cake pop foi uma péssima ideia, principalmente se o confete for grande, ele não adere da mesma forma que os menores e muitos caem. Se você está iniciando e não tem muito prática, eu sugiro que você aplique os confetes na parte de cima junto ao palito.

   Depois de decorados, apoie os cake pops em papel manteiga e leve para geladeira até o chocolate endurecer.

O resultado:

Com confetes de estrelas

Com granulado e bolinhas prateadas

De chocolate branco com coco queimado

E os meus favoritos com framboesas na decoração


Gostaram do post?

Beijos

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Mini bolos de morango e chantilly + um forno desregulado

   Recebi em cima da hora a notícia de que teríamos visita para o almoço de domingo,  eu queria fazer uma panna cotta de morangos, mas só com a manhã de domingo disponível para fazer uma sobremesa, precisava preparar outra coisa que não demorasse  3 horas  só de geladeira. Optei por um shortbread de morangos, mas como nunca tinha preparado shortbread decidi não arriscar e substitui por massa de bolo comum que já estou acostumada.
   Sobremesa planejada com uma receita segura que eu sempre faço, nenhum ingrediente faltando, nada podia dar errado certo?! Errado, um forno desregulado fez toda a diferença, a superfície do bolo começou a dourar, mas o centro ainda estava cru...Nesse momento o desespero me tomou, as visitas já haviam chegado e a sobremesa ainda estava no forno!


    No fim, tudo deu certo, a sobremesa ficou uma delícia bem leve com a presença do chantilly, apesar do superior ter ficado marrom, não estava com sabor de queimado, só o visual mesmo que acabou atrapalhando e vendo as fotos agora, um problema que teria sido facilmente resolvido com uma polvilhado de açúcar de confeiteiro por cima!


Mini bolos de morango e chantilly

Massa do bolo

- 3 ovos
  - 2 xícaras de açúcar
  - 1/2 xícara de óleo
  - 1 xícara de leite
  - 2 xícaras de farinha de trigo
  - 1 colher de sopa de fermento
  - uma pitada de sal


    Pré-aqueça o forno a 180 º C. Quebre os ovos em uma tigela e bata com o fouet, adicione o açúcar sempre mexendo, sem parar de mexer adicione o óleo, adicione o trigo aos poucos sem deixar de mexer e por último adicione o sal e o fermento. Essa receita de bolo é muito prática e pode ser utilizada no liquidificador também. Unte uma forma com fundo removível de 24 cm de diâmetro, despeje a massa e leve ao forno por 20-30 min.


Recheio

 - 1 caixinha de morangos
 - 1 caixa de chantilly
 - 1 colher de sopa de açúcar

   Corte os morangos lavados em horizontalmente  em quatro pedaços e adicione o açucar. Reserve. Prepare o chantilly de acordo com as especificações do fabricante. 

Montagem 

   Depois de assado, eu usei aqueles cortadores de pão de mel circular para cortar o bolo médio, em mini bolos. Cortei os mini bolos ao meio e recheie com morangos e chantilly com o uso do bico de folha de confeiteiro. Coloque a outra metade de bolo e finalize com chantilly e morangos cortados para decorar.




 Alguém sabe o porque dos fornos desregularem? Nunca tinha visto isso antes!

Beijos

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Faça você mesmo (DIY) caneca romântica

   Têm tido várias buscas aqui no blog por presentes para os namorados feitos em casa. Por esse motivo, venho dividir essa caneca do Pinterest, que me encantou e traz mensagens românticas e/ou divertidas pro seu amor iniciar o dia pensando em você!
   O processo é bem simples, você só vai precisar de uma caneca e uma caneta permanente. Escreva a mensagem que desejar na caneca e leve-a ao forno por 30 minutos a 180º C. E pronto! 


  Se o seu amor é daqueles que não começa o dia sem uma xícara de café, ele vai amar!
E ai gostaram? 
Beijos