terça-feira, 30 de outubro de 2012

Cupcakes de fantasmas

      Dando continuidade aos cupcakes de última hora para o Dia das Bruxas. Agora vamos aprender a fazer Cupcakes de fantasmas que gostariam de ser assustadores, mas são uma graça! Siga a receita no post Cupcakes passo-a-passo, coloque o marshmallow em um saco de confeiteiro com um bico redondo. Não tem bico redondo? Eu também não, por isso usei o saco sem bico só com o adaptador de bicos.

 Em seguida com o bico redondinho mais fininho que você e tiver faça o rosto do fantasma na cobertura e prontinho!



Feliz Dia das Bruxas!

Beijos


Cupcakes de Frankenstein

   Agora é vez de colocar um verdinho nesses cupcakes! Vamos reproduzir um dos monstros mais famosos e antigos, o Frankenstein.
   Usando a receita do post Cupcakes passo-a-passo, tinja parte do marshmallow de verde com corante alimentício. Aplique uma colher de chá de marshmallow corado em cada cupcake e com as costas da colher espalhe a cobertura por toda a superfície do bolinho.


   Para fazer o rosto do Frank use chocolate derretido e aplique com o bico de confeiteiro redondinho, o mais fininho que você tiver, daqueles usado para escrever em bolos.

 Cupcakes prontos para serem usados e deliciados. Com um canudo retire o excesso de chocolate como a união entre os olhos do cupcake acima.



  Se preferir além da decoração, os cupcakes também podem ser recheados!

Beijos

Cupcakes de Abóbora

   Vou postar hoje uma série de posts com ideias de última hora para festejar uma noite assustadora e se deliciar com cupcakes fofos! Esse post é continuidade do Cupcakes passo-a-passo, onde ensino a fazer a massa e a cobertura de Marshmallow. Agora é hora de decorar, separem a cobertura e os corantes alimentícios! 
   
Cupcakes de abóbora



  Primeiro fiz o cupcake de abóbora, separei três colheres de marshmallow em um potinho e tingi com corantes alimentícios vermelho e amarelo.


   Para uma gota de vermelho, use 4 de amarelo, adicione até obter a coloração desejada.

   A coloração que usei foi laranja médio

   O efeito que queremos para os cupcakes de abóbora é esse, uma cobertura baixa e riscada que lembre a aparência da abóbora.


   Para obter esse efeito, coloque em cima do cupcake uma colherzinha de chá do marshmallow corado. Aplique a cobertura por toda s superfície do cupcake com as costas da colher e finalize passando a colher verticalmente na cobertura para obter os riscos.


   Apliquei tinta verde ao marshmallow laranja que sobrou no potinho e usei para fazer as folhas na abóboras e no próximo cupcake de Frankenstein. Para fazer o rosto usei chocolate derretido num bico fino de confeiteiro. Com o auxílio de um canudo retire o chocolate em excesso.



Boas comilanças!! 

Beijos


Cupcakes passo-a-passo

   Como prometi no post anterior, venho compartilhar com vocês o passo-a-passo dos cupcakes da Festa a Halloween


   Antes de começar, planejamento é tudo, selecione os cupcakes que vai fazer e qual decoração vai usar em cada um, além de ler toda a receita e verificar se possui todos os ingredientes. 
   Eu optei por fazer cupcakes de baunilha e chocolate, mesma massa, só adicionar chocolate. Também usei a mesma cobertura em todos os cupcakes, só mudei a coloração e finalizei todos com chocolate. Parece monótono, mas ninguém percebi e facilita muito o seu trabalho.
    Desenhei todos os cupcakes que pretendia fazer e cozinhei com os rascunhos do lado...


   Hoje vou postar o passo-a-passo da massa e da cobertura dos cupcakes, depois vou postando as decorações de cada cupcake do Halloween, do contrário esse post vai ficar gigante e cansativo, ok?! 

Vamos começar que esse vai ser outro post longo...

Massa dos cupcakes

- 3 ovos
- 2 xícaras de açúcar
- 1/2 xícara de óleo
- 1 xícara de leite
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher em pó de fermento

Rendimento: 26 cupcakes


   Antes de começar a receita, ligue o forno a 180º C.


   Quebre os ovos em uma tigela e com o auxílio de um fouet bata os ovos.


   Adicione uma xícara de açúcar e bata, adicione a segunda xícara de açúcar e bata até ficar homogêneo.


   Adicione 1/2 xícara de óleo e mexa até ficar homogêneo. 


   Em seguida, coloque a xícara de leite e bata a massa com o fouet.


    Adicione aos poucos a farinha de trigo, mexendo a cada adição, se preferir pode peneirar o trigo.


   Assim que você adiciona o fermento na massa, ele começa a reagir com o açúcar e deve ser utilizado imediatamente. Antes de adicionar o fermento, arrume os papéis dos cupcakes nas forminhas, pode demorar um pouco para separar as forminhas de papéis uma das outras.


   Preencha 3/4 das forminhas, eu gosto de usar o pegador de sorvete que cabe a quantidade exata para preencher as forminhas e não faz tanta bagunça.


   Depois de usar a massa branca em alguns cupcakes, eu coloquei achocolatado no restante da massa para fazer alguns cupcakes de chocolate.



      Limpe as gotas que caíram para fora das forminhas.



   Leve ao forno de 20-30 minutos, depende do forno.



   Retire do forno quando os cupcakes estiverem levemente dourados em cima para eles não ficarem muito secos (o forno aqui de casa está desregulado, por isso eles estão totalmente corados). Espere esfriar para decorar, se preferir pode colocá-los na geladeira para esfriá-los mais rapidamente.



   Enquanto espera os cupcakes esfriarem na geladeira, faça a cobertura. A cobertura deve ser utilizada imediatamente depois de pronta. 
   Existem muitas coberturas para cupcakes, eu sinceramente não gosto de usar coberturas a base de manteiga, o famoso buttercream. Nada contra o sabor, só não consigo comer sabendo que só tem manteiga e açúcar ali. Por esse motivo optei por fazer um marshmallow.


Cobertura de Marshmallow

 - 2 claras de ovo
 - 1 xícara de açúcar
 - 1/4 xícara de água

Rendimento: cobertura para os 26 cupcakes.


   Em uma batedeira, adicione as duas claras e bata, adicione  gradativamente apenas 1/2 xícara de açúcar. Reserve o restante de açúcar. Bata até clara formar picos duros.

   Enquanto as claras batem, em uma panela, leve ao forno o restante da 1/2 xícara de açúcar com o 1/4 de xícara de água, mexa até o açúcar dissolver e começar a borbulhar como na imagem acima. Não deixe o açúcar ficar marrom, nós vamos utilizá-lo transparente mesmo em ponto de fio grosso.

   Na batedeira adicione a calda de açúcar em fio ás claras em neve, batendo até a mistura resfriar. O resultado vai ser esse marshmallow na foto à cima. 
  Eu realizei as duas etapas concomitantemente, mas se você quiser fazer um de cada vez, eu recomendo fazer primeiro a calda e em seguida bater as claras.


   Coloque no saco de confeiteiro com o bico desejado e aplique em cima dos cupcakes. Estou planejando um post só sobre como usar os bicos de confeiteiro, o que vocês acham?
  Lembrando mais uma vez que a cobertura deve ser utilizada imediatamente.



  Fiquem de olho que nos próximos dias nós vamos ter muitos cupcakes por aqui!


E ai gostaram?

Beijos

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Halloween caseiro + desmistificando a decoração

   Fim de outubro e fim de prazos, apresentei parte da minha tese de mestrado na embrapa e entreguei parte da tese escrita para a minha orientadora corrigir. Esse fim de semana para relaxar e fugir um pouco da correria, eu fui para a cozinha! Todo mundo tem um hobbie e atividades para distrair, uma das minha é bagunçar a cozinha aqui de casa! 
   Cozinhei uns cupcakes sombrios e reuni os amigos para ver uns bons filmes de terror, uma noite sem fantasias ou truques, só sustos e doces!
   A intenção era fazer algo simples só com doces e filmes, mas fazer uma decoração sombria se mostrou muito fácil, qualquer objeto preto e sujo entrou na decoração. Acabei me  deixando levar pela empolgação. Eu fiquei impressionada com o resultado, usei apenas materiais que já tinha em casa e não gastei um tostão! Olhem só como ficou:


Essa mesa fica na entrada de casa, onde as pessoas eram recebidas com roupas nas cadeiras no estilo "as pessoas desapareceram misteriosamente da festa". Em cima da mesa velas sangrentas, um cérebro e um pulmão de uma coleção do corpo humano que fiz a uns anos atrás e uns livros que minha mãe herdou da minha bisavó com os dizeres "Bom apetite" na capa que serviram perfeitamente na decoração.

O sangue nas velas era geleia de jabuticaba.

Por causa do calor montei a mesa do jantar na varanda:

Também escorri sangue geleia de jabuticaba nas taças! O visual ficou incrível...

Candelabro no centro da mesa de jantar. Esse candelabro foi comprado num brechó e estava em péssimo estado, a coloração da base já havia desbotado inteira. Eu reformei ele pintando de preto e aplicando glitter perto nele inteiro.


As carrancas são coleção da minha mãe e saíram de intrometidas na foto, mas acabaram se encaixando perfeitamente na decoração sombria! Eu não disse que era fácil fazer a decoração de Halloween, ao acaso a gente acaba incrementando com elementos desapercebidos!

Visão geral da mesa de jantar. Nem passei ferro na toalha de mesa para ficar com aparência de guardado a muito tempo.

Charles, o esqueleto querendo um drinque

Minha mãe adicionou essa manta roxa, porque lembra fundo de caixão do Drácula. Eu achei que as taças sangrentas ganharam mais destaque sem a manta! De qual vocês mais gostaram?


Na sala de televisão onde iriamos assistir os filmes estavam a mesa de doces e um aparador sangrento:

 Os cupcakes, logo vou fazer o post com passo a passo.



Essas garrafas são de smirnoff ice pintadas de preto, os pratinhos pretos são de sushi de mercado e o prato de cupcakes é um prato com uma cumbuca em baixo.

Em cima da mesinha da sala, coloquei uma toalha caindo no chão para imitar móveis cobertos em casas fechadas e transformei o candelabro de velas em fantasminhas.
Mesa sangrenta com aperitivos vampirescos: cupcakes e taças de sangue.

O prato de cupcake é um pires de xícara com um copo em baixo

"Bom apetite"

Taça com sangue para alimentar os convidados famintos!!Na verdade é água com corante alimentício.

Cupcake vampiresco com mordida de vampiro. Também é geleia de jabuticaba.

Cupcake de teia de aranha, decorado com chocolate branco.


 Eu sei que nem todo mundo gosta de Halloween até mesmo por ser uma comemoração estadunidense e não brasileira. Mas se até o papai noel é alemão e todo brasileiro conhece, porque não incorporar festas mundiais e aprender um pouco mais sobre a cultura de outros países?!

Post gigante... tentei selecionar o máximo as fotos, mas não queria que vocês perdessem nenhum detalhe.

O que acharam?

Beijos


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Biscoitinhos amanteigados e a louca do chocolate

   Vocês lembram aquela receita de massa de mini torta? Aquela que a minha irmã disse que lembrava biscoitos amanteigados de lata?! Bom, como lembrava biscoito fiz algumas modificações na receita e saiu do forno uma fornada quentinha de biscoitinhos amanteigados.


   Transformar a massa da torta em biscoito foi uma ideia de ouro! Os biscoitinhos ficaram crocantes e comer um só foi impossível! Essas receitas que levam manteiga para mim são sempre uma perdição, meu ponto fraco, não resisto mesmo!


    Biscoitos amanteigados

- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1/2 xícara de aveia em flocos finos
- 3/4 xícara de açúcar
- 3/4 xícara de manteiga em temperatura ambiente
- 1 ovo
- 1 colher de essência de baunilha

Pré-aqueça o forno a 180º C. Em uma tigela, junte o trigo, a aveia, o açúcar e a manteiga, amasse com a mão até dar liga. Adicione o ovo e a baunilha e amasse até virar uma massa homogênea. Modela a massa em pequenos biscoitos no tamanho e forma que desejar, leve ao forno de 10-20 minutos dependendo do tamanho dos biscoitinhos, os menores assam mais rápido. 


   E quando os biscoitinhos estavam prontos, eu não me aguentei, eu olhava para eles e sentia que faltava alguma coisa! Eles precisavam de um mergulho no chocolate!! Pura tentação... derreti chocolate meio amargo no microondas e mergulhei a ponta dos palitinhos no chocolate.


   Só errei em um fator, os biscoitos sem chocolate ficaram muito fininhos e compridos, porque eu usei bico de confeiteiro para modelar e eles acabaram ficando muito quebradiços. 

E ai gostaram?
Beijos