domingo, 30 de setembro de 2012

Inspiração de festa de 15 anos

   No Brasil com 15 anos de idade o adolescente ganha uma festona de arrombar, já nos Estados Unidos essa festa acontece nos 16 anos. Essa é uma festa de aniversário de 16 anos do blog Where my heart is, eu não tive uma festa de 15 anos, mas queria ter tido uma igual a essa, bem delicada, colorida e íntima. 





  Eu me apaixonei por essa ideia de dar cor a mesa com guardanapos coloridos, aqui em casa a gente normalmente usa jogo americano para isso, mas depois de dois usos fica muito repetitivo, ainda quando os convidados são sempre os mesmos.

  
   A base é o branco, em ambas as mesas, o colorido fica por conta dos elementos e detalhes que compõem as mesas.









 Por último, uma máquina de escrever antiga para os convidados deixarem mensagens carinhosas para a aniversariante!

Uma linda festa!
Beijos

Bolo de mousse de chocolate

   Esse mês foi aniversário da minha sogra e fiz um bolinho para cantarmos parabéns em família. Sem saber qual o bolo preferido dela, optei pelo clássico, bolo de chocolate com mousse de chocolate.


Bolo de chocolate com mousse de chocolate

Bolo de chocolate

 - 3 ovos
 - 2 xícaras de açúcar
 - 1/2 xícara de óleo
 - 1 xícara de leite
 - 2 xícaras de farinha de trigo
 - 3 colheres de sopa de chocolate em pó
 - 1 colher de sopa de fermento em pó

   Pré-aqueça o forno a 180º C. Em uma tigela, quebra os ovos e bata com o fouet, adicione o açúcar e mexe. Em seguida, adicione o óleo, mexa e adicione o leite. Coloque o trigo aos poucos na mistura, mexendo sempre e por último adicione o chocolate em pó. Leve ao forno de 20-40 min. e espere o bolo esfriar para montar.


Mousse de chocolate


 - 200 gramas de chocolate ao leite
  - 1/4 xícara de água
  - 1/2 xícara de creme de leite
  - 1/2 colher de sopa de baunilha
  - 1 ovo

     Corte o chocolate  em pedaços médios e coloque no liquidificador. Esquente a água e despeje no liquidificador, a água quente vai derreter o chocolate, pulse algumas vezes para facilitar o processo, em seguida adicione o ovo, a baunilha, o creme de leite e bata tudo. Leve a geladeira até endurecer.



Mousse de chocolate amargo


 - 200 gramas de chocolate amargo
  - 1/4 xícara de água
  - 1/2 xícara de creme de leite
  - 1/2 colher de sopa de baunilha
  - 1 ovo

     Corte o chocolate amargo em pedaços médios e coloque no liquidificador. Esquente a água e despeje no liquidificador, a água quente vai derreter o chocolate, pulse algumas vezes para facilitar o processo, em seguida adicione o ovo, a baunilha, o creme de leite e bata tudo. Leve a geladeira até endurecer.

Calda de chocolate

  - 100g de chocolate
  - 1/4 xícara de creme de leite
  - 1/4 xícara de leite condensado

    Leve a mistura ao fogo até ficar homogênea.


   Para montar o bolo eu usei a mesma técnica do Meu primeiro bolo de aniversário, montei o bolo já na travessa usando o aro removível da assadeira. Cortei o bolo em três camadas, usei um recheio de mousse de chocolate amargo e outra de mousse de chocolate. Por último cobri o bolo com a calda de chocolate caindo dos lados e decorei com flores de chocolate branco.



    Segundo o meu namorado, eles devoraram o bolo todo em 3 dias! 

Beijos


sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Luminária aromatizante de laranja

   Minha mãe me mandou uma foto dessa luminária pelo facebook. Eu achei a ideia muito criativa e como tinha todos os materiais em casa, decidir testar! A luminária exala uma cheirinho de laranja com cravo que é uma delícia e diz também que é repelente de insetos.


Materiais:
- 3 laranjas
- 1 pacote de cravos
- 3 velas pequenas

Instruções

   Corte as laranjas ao meio e limpe-as, eu aproveitei os gomos da laranja e fiz o sorvete de banana com calda de laranja que eu postei Aqui. Corte ainda a tapinha da metade de cima da laranja e coloque os cravos ao redor do corte na tampinha. Coloque as velas dentro da laranja, acenda e tampe a laranja com a sua outra metade. Prontinho!!



O que acharam?
Beijos

sábado, 22 de setembro de 2012

Fim do inverno!

     Na minha cidade já faz tempo que o inverno acabou climaticamente e tem estado mais quente que no verão, porém no calendário hoje é o último dia de inverno ! Achei esse biscoito muito apropriado para o dia de hoje e não podia deixar de compartilha-lo com vocês!!


Que venha a primavera!!

Beijos

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Sorvete de banana com calda de laranja

  
  Hoje vim compartilhar com vocês uma receita super apropriada para o calor que tem feito. Um sorvete de banana com calda de laranja que além de refrescante é super saudável, sem açúcar ou gordura, feito somente de frutas, sim você leu certo só frutas! 
     A receita leva só dois ingredientes: banana e laranja.


   Eu vi essa receita no programa "Bem estar" e decidi testar. Ela é uma ótima receita para quem está evitando doces, mas tem aquelas crises de abstinência sabe, que faz a gente devorar uma barra de chocolate! Quem nunca?
    Após degustação aqui em casa, nós chegamos a uma conclusão, o sorvete não substitui a delícia de uma sobremesa cheia de açúcar e gordura, mas sendo uma sobremesa light e saudável, ela é muito gostosa e o melhor de tudo não engorda uma grama!  


Sorvete de banana com calda de laranja

- 3 bananas maduras
- 1 laranja

   Descasque as bananas e corte-as em rodelas, coloque as rodelas de bananas em um saco plástico, retire o ar para evitar que a banana fique preta e leve ao freezer, por umas 2 hrs ou até congelar. 


    Depois de congeladas é só bater as rodelas de banana no liquidificador. 
    A banana é a única fruta com emulsificante natural, é só bater no liquidificador que vira sorvete! As bananas podem ficar congeladas por meses e na correria ou na presença de visita inesperada é só levar ao liquidificador e servir sorvete.
     Para a calda de laranja, esprema o suco da laranja numa panela e leve ao fogo até a redução do suco em uma calda mais grossa, espere esfriar e use no sorvete.



   Não parece, mas a calda de laranja completa o sorvete de banana de uma forma inesperada, de início não consegui imaginar o sabor da combinação, mas depois de experimentar não abro mão da calda de laranja, ela quebra o doce da banana com um leve sabor ácido, sem ela o sorvete fica muito doce e enjoativo!
   Para finalizar coloquei pedacinhos de chocolate amargo 80% cacau só para dar uma corzinha no sorvete.

Rendimento: 3 porções



 
  Gostaram da receita light e saudável?

  Beijos

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Meu primeiro bolo de aniversário

    Há alguns dias atrás foi aniversário do meu namorado e  eu queria fazer alguma coisa muito especial para ele, sair da caixinha sabe?! Primeiro pensei em uma festa no tema do jogo "Diablo III" que ele  adora, depois desencanei de temas para festa, optei por comer um bolo e reunir os amigos.
     Mas perai só isso? Básico assim, comprar um bolo e cantar parabéns? Quase... eu fiz o bolo, sim o primeiro bolo de aniversário da minha vida e que deu muito certo. Tão certo que acharam que o bolo era comprado!
     Na verdade de fácil não teve nada, a ideia era fazer um bolo de chocolate com mousse de chocolate amargo e chocolate branco, mas o mousse branco não firmou e tive que adicionar leite condensado e levar ao fogo até ponto de brigadeiro, além de que a quantia de mousse branco não deu para as duas camadas de bolo planejada e tive que improvisar um terceiro recheio. Também tive que fazer dois bolos para dar a quantia de camadas que eu queria.
    Ainda assim o bolo ficou uma delícia, sabe porque? Por que com chocolate não se erra!


Bolo de mousse de chocolate amargo e branco

Massa de chocolate

  - 3 ovos
  - 2 xícaras de açúcar
  - 1/2 xícara de óleo
  - 1 xícara de leite
  - 2 xícaras de farinha de trigo
  - 1 colher de sopa de fermento
  - uma pitada de sal
  - 2 colheres de sopa de chocolate em pó

    Pré-aqueça o forno a 180 º C. Quebre os ovos em uma tigela e bata com o fouet, adicione o açúcar sempre mexendo, sem parar de mexer adicione o óleo, adicione o trigo aos poucos sem deixar de mexer e por último adicione o sal, o fermento e o chocolate. Essa receita de bolo é muito prática e pode ser utilizada no liquidificador também. Unte uma forma com fundo removível de 24 cm de diâmetro, despeje a massa e leve ao forno por 20-30 min.
    Cada bolo pode ser cortado duas vezes e recheado duas vezes, como eu queria um bolo mais alto, eu fiz dois bolos, a receita acima é equivalente a um bolo.

Mousse rápido de chocolate branco

  - 200 gramas de chocolate branco
  - 1/4 xícara de água
  - 1/2 xícara de creme de leite
  - 1/2 colher de sopa de baunilha
  - 1 ovo
  - 100 ml de leite condensado

     Corte o chocolate branco em pedaços médios e coloque no liquidificador. Esquente a água e despeje no liquidificador, a água quente vai derreter o chocolate, pulse algumas vezes para facilitar o processo, em seguida adicione o ovo, a baunilha, o creme de leite e bata tudo. Leve a geladeira até endurecer, pelo menos era isso que eu esperava, mas como o mousse não endureceu, eu adicionei o leite condensado e levei ao fogo até engrossar um pouco, não muito, queria que o mousse ficasse duro para não vazar do bolo, mas não muito duro como brigadeiro. Espere esfriar e está pronto para ser usado no bolo.


Mousse rápido de chocolate amargo

 - 200 gramas de chocolate amargo
  - 1/4 xícara de água
  - 1/2 xícara de creme de leite
  - 1/2 colher de sopa de baunilha
  - 1 ovo

     Corte o chocolate branco em pedaços médios e coloque no liquidificador. Esquente a água e despeje no liquidificador, a água quente vai derreter o chocolate, pulse algumas vezes para facilitar o processo, em seguida adicione o ovo, a baunilha, o creme de leite e bata tudo. Leve a geladeira até endurecer



Brigadeiro branco

- 200 g de chocolate branco
- 200g de leite condensado
- 1/2 xícara de creme de leite

mexer até soltar do fundo da panela, desligar o fogo e adicionar o creme de leite. Esperar o brigadeiro esfriar e usar no bolo. Eu reservei parte do recheio para usar na decoração.


Calda para regar

  -150 ml de água
  - 1 colher de sopa de açúcar
  - 30 ml de rum*

   Coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe no fogo até o açúcar dissolver completamente. Para facilitar o manuseio coloque em uma garrafa. *Eu usei rum, mas pode usar conhaque.


Montagem do bolo

   Monte o bolo na travessa em que será servido ou num prato de papelão e alumínio descartável. Use o aro removível do bolo para montar a torta, coloque o aro na travessa.


  Dentro do aro coloque a camada de bolo do fundo, molhe com calda, adicione o recheio de mousse de chocolate branco.


   Coloque outra camada de bolo e regue com a calda, coloque o recheio de mousse de chocolate amargo, reserve um pouco para o topo do bolo. 


   Adicione no aro, outra camada de bolo e regue, adicione o brigadeiro branco. Por último, adicione a camada de bolo, regue, espalhe uma fina camada de mousse de chocolate amargo no topo e decore.
   Não retire o aro, nem para dar uma espiada, o recheio que fica no aro acaba "sujando o bolo", se você não for deixar as camadas visíveis não tem problema.

Eu não usei as camadas do topo do bolo.


   O toque final foram as velas com a idade do meu amor em binários, ele é engenheiro da computação e já fez prova na faculdade só com esses zeros e uns! Sem saber ele acabou me ensinando esses famosos binários para que eu pudesse fazer essa surpresa para ele.


     Alguém aceita um pedaço dessa gostosura?


Feliz aniversário meu amor!
Eu te amo muito!

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Decoração de Tortas + solução para um dos meus problemas

    Eu tenho um sério problema com tortas, enquanto cozinho fico imaginando que elas vão sair lindas, mas quando elas saem do forno sempre sinto que alguma coisa... Já que estou numa fase de tortas, andei pesquisando algumas decorações e vou dividir com vocês as que mais gostei para fazer na massa da torta e unir sabor com beleza, afinal a gente sempre come antes com os olhos! 









Adorei essa, uma ótima para quando a quantia de massa é insuficiente para cobrir o topo todo da torta... sempre acontece comigo!



O que acharam das decorações?
Beijos