sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Camarão na mini abóbora + jantar romântico

 Hoje venho compartilhar com vocês um jantarzinho romântico que preparei para o meu namorado, estava devendo um para ele desde o dia dos namorados. Como vocês sabem, nosso Dia dos namorados foi um tanto corrido e fora do planejado.
   Como prato principal, eu fiz camarão na mini abóbora, confesso que eu já havia preparado camarão na moranga, mas nunca em mini abóbora e achei muito mais prático do que a grande por dois motivos:
  1- Por ser pequena ela cozinha mais rápido, a moranga grande demora bastante e as vezes a casca começa a ceder no fundo correndo o risco de vazar molho quando ela for preenchida.
 2- A unidade de mini abóbora é mais fácil de ser contabilizada por pessoa, eu comi uma, meu namorado comeu duas com acompanhamento só de batatas, imagino que servindo com arroz de duas a três seja mais que suficiente por pessoa.
    Vamos parar com o blábláblá e ir logo para a receita:



Camarão na Mini Abóbora

-4 mini abóboras
-500g de camarão*
-1/2 lata de molho de tomate
-1 caixa de creme de leite
-1 cebola
-2 dentes de alho
-1 colher de chá de paprica picante
-sal a gosto


Rendimento do camarão: 6 mini abóboras

* Eu usei 500g de camarão congelados, como já é conhecido, carne congelada vem com muita água, então nunca tem exatamente 500 g de camarão de verdade. Se você for usar camarão fresco, a porção pode ser reduzida.

   Com o auxílio de uma faca, corte um círculo no centro da abóbora. Não faça o círculo junto a borda lateral da abóbora, pois irá vazar molho depois. Limpe o interior da abóbora com a ajuda de uma colher, raspe retirando as sementes e parte dos fios. 


   Com as abóboras limpas, mergulhe-as em uma panela com água e uma colher de sopa de sal. A água deve cobrir as abóboras.  
  As abóboras vão cozinhar de 20-30 minutos, dependendo do tamanho de cada uma, cheque o interior da abóbora com um garfo, quando estiver mole, ela está pronta. Nesse momento, retire as abóboras da água com cuidado para elas não racharem e coloque-as numa assadeira.
  Enquanto espera as abóboras cozinharem, prepare o molho de camarão.




   Pique a cebola e os dentes de alho, coloque um fio de azeite numa panela e junte a cebola, até ela ficar esbranquiçada. Em seguida, junte o alho e deixe fritar.Acrescente o camarão na panela e deixe fritar até o a água do camarão  evaporar completamente. 
    Pré-aqueça o forno em 180º.

   
  Quando a água do camarão tiver secado, acrescente na panela o molho de tomate.

    
     Desligue o fogo e acrescente o creme de leite.



   Com as abóboras cozidas na assadeira, complete o seu interior com o molho de camarão e leve ao forno por 15 minutos, ou até o molho borbulhar dentro da abóbora.





    A receita é uma delícia, meu namorado que não é fã de verduras e legumes, raspou a abóbora inteirinha e para saborear essa maravilha montamos uma mesa no jardim, iluminada a luz de velas que meu namorado preparou enquanto eu cozinhava. Olhem só que mimo:


Cenário perfeito para uma noite especial!
Beijos

Mini torta de morangos com chocolate branco

   Os morangos continuam em alta nos supermercados e fica difícil resistir a tentação de não levar uma caixinha para casa!  No mesmo fim de semana que fiz as tortas de morango com chocolate amargo, também fiz essas com chocolate branco que o namorado adora!

   Essa é mesma massa que eu usei nas últimas duas receitas de tortas ( Aqui e Aqui), ela é uma delícia e o sabor lembra muito aqueles biscoitos amanteigados de lata. Além de ser muito prática e usar ingredientes que sempre se tem em casa.

Mini tortas de Morango com chocolate branco

- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1/2 xícara de aveia em flocos finos
- 3/4 xícara de açucar granulado
- 1 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente (260 g)
- 1 colher de sopa de essência de baunilha

Recheio de ganache
- 2 barras de chocolate branco (320 g)
- 1 caixa  de creme de leite (200 g)
- 1 caixa de morangos



Rendimento: 18  mini tortas

  
  Pré-aqueça o forno a 180º C. Em uma tigela misture a manteiga  com o açúcar, se preferir pode utilizar a batedeira para facilitar o processo. Em seguida, adicione o trigo, a aveia e a baunilha, mexa tudo até que a massa vire uma farofa homogênea. 
   Coloque a massa em forminhas redondas de torta de 10 cm de diâmetro com o fundo removível e pressione para cobrir toda a forma. Faça furinhos com o garfo em toda a extensão da massa. Leve ao forno por 15 minutos ou até dourar. Retire as tortinhas do forno e deixe as esfriar em uma grade.     Enquanto a massa assa, lave e corte os morangos em fatias finas nas vertical. 
   Corte as barras de chocolate, coloque em uma tigela e leve ao microondas  até o chocolate derreter por completo, adicione o creme de leite e misture até o chocolate ficar homogêneo e brilhoso. 
 Preencha as massas com o ganache branco e decore com os morangos no topo.


Deu água na boca só de olhar para essas fotos... Peço desculpas se fiz vocês passarem pela mesma situação, vocês não foram os únicos!

Beijos

domingo, 26 de agosto de 2012

Mini torta de morangos com chocolate amargo

   Mais uma receita com morangos e desta vez envolvendo a melhor combinação que existe: chocolate com morango! Além de irresistível, essa tortinha é muito prática de ser fazer. 


Mini tortas de Morango com chocolate amargo

- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1/2 xícara de aveia em flocos finos
- 3/4 xícara de açucar granulado
- 1 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente (260 g)
- 1 colher de sopa de essência de baunilha

Recheio de ganache
- 2 barras de chocolate amargo (320 g)
- 1 caixa  de creme de leite (200 g)
- 1 caixa de morangos



Rendimento: 18  mini tortas


   Pré-aqueça o forno a 180º C. Em uma tigela misture a manteiga  com o açúcar, se preferir pode utilizar a batedeira para facilitar o processo. Em seguida, adicione o trigo, a aveia e a baunilha, mexa tudo até que a massa vire uma farofa homogênea. 
   Coloque a massa em forminhas redondas de torta de 10 cm de diâmetro com o fundo removível e pressione para cobrir toda a forma. Faça furinhos com o garfo em toda a extensão da massa para que calor  asse  a massa homogeneamente. Leve ao forno por 15 minutos ou até dourar.
    


    Retire as tortinhas do forno e deixe as esfriar em uma grade.     Enquanto a massa esfria, lave e corte os morangos em fatias finas nas vertical. 
   Corte as barras de chocolate, coloque em uma tigela e leve ao microondas por 1 minuto, retire e mexa o chocolate, se ainda não tiver derretido completamente, leve novamente ao microondas. Quando  o chocolate tiver derretido, adicione o creme de leite e misture até o chocolate ficar homogêneo e brilhoso.



   Preencha as massas com o ganache e decore com os morangos no topo.




Se você não é muito fã de chocolate amargo, logo logo  vou postar uma semelhante com chocolate branco, o doce do chocolate branco com o azedinho do morango fica uma delícia!

Beijos

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Torta crumble de morangos




   Essa semana, aproveitei que os supermercados estão cheios de morango para experimentar umas receitas que estavam guardadas na gaveta. O morango é um ingrediente que eu acho fantástico, afinal tudo fica bom com morango, pode ser chantilly, leite condensado, creme de leite, doce de leite ou chocolate! Com essa frutinha não tem erro, qualquer receita sempre fica uma delícia! 

   Essa receita é muito fácil, sinceramente o mais difícil é lavar os morangos! A massa para a torta é a mesma do crumble, o que facilita demais a preparação, sem contar que fica uma delícia, minha irmã disse que a massa lembra aqueles biscoitos amanteigados de lata, aqui em casa nós somos fãs!



Torta Crumble de Morangos

Torta e Crumble
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1/2 xícara de aveia em flocos finos
- 3/4 xícara de açucar granulado
- 1 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente (260 g)
- 1 colher de sopa de essência de baunilha

Recheio
- 2 xícaras de morangos cortados*
- 3 colheres de sopa de açúcar granulado




Pré-aqueça o forno a 180º C. Em uma tigela misture a manteiga  com o açúcar, se preferir pode utilizar a batedeira para facilitar o processo, eu gosto mesmo de colocar a mão na massa! Em seguida, adicione o trigo, a aveia e a baunilha, mexa tudo até que a massa vire uma farofa homogênea, se estiver batendo na batedeira, cuidado para não bater demais, nesse caso a massa vai passar do ponto de farofa e formar uma massa única. Reserve na geladeira 1 e 1/2 xícaras da farofa para usar de crumble. 
   


   Coloque a massa em forma redonda de torta com o fundo removível* e pressione para cobrir toda a forma. Faça furinhos com o garfo em toda a extensão da massa para que calor  asse  a massa homogeneamente. Leve ao forno por 15 minutos ou até dourar.
    Enquanto a massa assa, corte os morangos em cubos e adicione o açúcar. Retire a forma do forno e espalhe os morangos sobre a massa. Salpique a massa reservada na geladeira sobre os morangos e volte a torta ao forno por 30-40 minutos até os morangos desmancharem, ficarem úmidos e a farofa ficar dourada



Dicas:
* Como os morangos vão para o forno, eles podem estar frescos ou congelados, ou seja, não precisa estar na época de morango para saborear essa tortinha.
*  A massa cobre uma forma grande de 24 cm de diâmetros, eu   fiz em forminhas de 10 cm de diâmetro e o rendimento foi de 15 tortinhas.




Beijos

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Decoração de mesa para o Dia dos Pais

   Se o seu pai for como o meu que aprecia uma bela mesa posta, ele vai adorar as ideias criativas aqui propostas para uma decoração especial para a mesa do Dia dos pais! A maioria são compostas de dobraduras diferenciadas dos próprios guardanapos de pano da mesa, ideias simples e práticas.






Feliz Dia dos Pais!!
Beijos

Ideias de Café da manhã para o Dia dos Pais

   Você tem pensado em preparar um delicioso café da manhã na cama pra o seu pai? Se você quer se arriscar esse ano e fazer algo diferente, aqui vão algumas ótimas ideias:








Se você está na dúvida do que preparar para café  e prefere que o seu pai escolha o cardápio, dê para ele esse formulário de Serviço de Quarto para o Dia dos Pais!!  



 Gostaram das ideias?
 Beijos