quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Bolo invertido de abacaxi com gengibre

   Essa foi mais uma receita para matar desejos, mas desta vez o desejo foi da minha mãe. Já faziam duas semanas que ela tinha me pedido me pedido para fazer um bolo de abacaxi, como ela não é muito fã de doce, eu não levei o pedido a sério. Mas quando vi que a vontade era verdade, corri para cozinha e fiz esse bolo delicioso.



   O sabor do gengibre ficou bem suave e cortou um pouco do doce da calda  do abacaxi. Eu não sou muito fã do abacaxi, mas até meu namorado que não gosta de fruta comeu e repetiu.

Bolo invertido de abacaxi  com gengibre

Calda de abacaxi

 - 8 rodelas de abacaxi
 - 1 xícara de açúcar
 - 3/4 xícara de água

  Como o abacaxi é ácido, ele tem que ser fervido junto com a calda para perder um pouco da acidez, do contrário o bolo irá talhar. Leve ao fogo todos os ingredientes, espere o açúcar derreter e quando a calda ferver, retire as rodelas de abacaxi. Deixe a calda no fogo até que engrosse.

Massa de gengibre

 - 3 ovos
 - 2 xícaras de açúcar
 - 1/2 xícara de óleo
 - 1 xícara de leite
 - 2 xícaras de trigo
 - 1 colher de fermento em pó
 - 2 colheres de sopa de gengibre (50 g)

   Em uma tigela, quebre o ovos e bata com o auxílio de um fouet, adicicone gradativamente o açúcar, sempre mexendo adicione o óleo, o leite, o gengibre e a farinha, por último o fermento.

Montagem do bolo

 Unte uma assadeira de 24 cm de diâmetro, coloque decorativamente as rodelas de abacaxi no fundo, jogue a calda por cima e adicione a massa. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C por 30-40 min. Quando assado, desenforme o bolo em um prato e ele está pronto para ser deliciado! 



Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário