terça-feira, 11 de setembro de 2012

Meu primeiro bolo de aniversário

    Há alguns dias atrás foi aniversário do meu namorado e  eu queria fazer alguma coisa muito especial para ele, sair da caixinha sabe?! Primeiro pensei em uma festa no tema do jogo "Diablo III" que ele  adora, depois desencanei de temas para festa, optei por comer um bolo e reunir os amigos.
     Mas perai só isso? Básico assim, comprar um bolo e cantar parabéns? Quase... eu fiz o bolo, sim o primeiro bolo de aniversário da minha vida e que deu muito certo. Tão certo que acharam que o bolo era comprado!
     Na verdade de fácil não teve nada, a ideia era fazer um bolo de chocolate com mousse de chocolate amargo e chocolate branco, mas o mousse branco não firmou e tive que adicionar leite condensado e levar ao fogo até ponto de brigadeiro, além de que a quantia de mousse branco não deu para as duas camadas de bolo planejada e tive que improvisar um terceiro recheio. Também tive que fazer dois bolos para dar a quantia de camadas que eu queria.
    Ainda assim o bolo ficou uma delícia, sabe porque? Por que com chocolate não se erra!


Bolo de mousse de chocolate amargo e branco

Massa de chocolate

  - 3 ovos
  - 2 xícaras de açúcar
  - 1/2 xícara de óleo
  - 1 xícara de leite
  - 2 xícaras de farinha de trigo
  - 1 colher de sopa de fermento
  - uma pitada de sal
  - 2 colheres de sopa de chocolate em pó

    Pré-aqueça o forno a 180 º C. Quebre os ovos em uma tigela e bata com o fouet, adicione o açúcar sempre mexendo, sem parar de mexer adicione o óleo, adicione o trigo aos poucos sem deixar de mexer e por último adicione o sal, o fermento e o chocolate. Essa receita de bolo é muito prática e pode ser utilizada no liquidificador também. Unte uma forma com fundo removível de 24 cm de diâmetro, despeje a massa e leve ao forno por 20-30 min.
    Cada bolo pode ser cortado duas vezes e recheado duas vezes, como eu queria um bolo mais alto, eu fiz dois bolos, a receita acima é equivalente a um bolo.

Mousse rápido de chocolate branco

  - 200 gramas de chocolate branco
  - 1/4 xícara de água
  - 1/2 xícara de creme de leite
  - 1/2 colher de sopa de baunilha
  - 1 ovo
  - 100 ml de leite condensado

     Corte o chocolate branco em pedaços médios e coloque no liquidificador. Esquente a água e despeje no liquidificador, a água quente vai derreter o chocolate, pulse algumas vezes para facilitar o processo, em seguida adicione o ovo, a baunilha, o creme de leite e bata tudo. Leve a geladeira até endurecer, pelo menos era isso que eu esperava, mas como o mousse não endureceu, eu adicionei o leite condensado e levei ao fogo até engrossar um pouco, não muito, queria que o mousse ficasse duro para não vazar do bolo, mas não muito duro como brigadeiro. Espere esfriar e está pronto para ser usado no bolo.


Mousse rápido de chocolate amargo

 - 200 gramas de chocolate amargo
  - 1/4 xícara de água
  - 1/2 xícara de creme de leite
  - 1/2 colher de sopa de baunilha
  - 1 ovo

     Corte o chocolate branco em pedaços médios e coloque no liquidificador. Esquente a água e despeje no liquidificador, a água quente vai derreter o chocolate, pulse algumas vezes para facilitar o processo, em seguida adicione o ovo, a baunilha, o creme de leite e bata tudo. Leve a geladeira até endurecer



Brigadeiro branco

- 200 g de chocolate branco
- 200g de leite condensado
- 1/2 xícara de creme de leite

mexer até soltar do fundo da panela, desligar o fogo e adicionar o creme de leite. Esperar o brigadeiro esfriar e usar no bolo. Eu reservei parte do recheio para usar na decoração.


Calda para regar

  -150 ml de água
  - 1 colher de sopa de açúcar
  - 30 ml de rum*

   Coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe no fogo até o açúcar dissolver completamente. Para facilitar o manuseio coloque em uma garrafa. *Eu usei rum, mas pode usar conhaque.


Montagem do bolo

   Monte o bolo na travessa em que será servido ou num prato de papelão e alumínio descartável. Use o aro removível do bolo para montar a torta, coloque o aro na travessa.


  Dentro do aro coloque a camada de bolo do fundo, molhe com calda, adicione o recheio de mousse de chocolate branco.


   Coloque outra camada de bolo e regue com a calda, coloque o recheio de mousse de chocolate amargo, reserve um pouco para o topo do bolo. 


   Adicione no aro, outra camada de bolo e regue, adicione o brigadeiro branco. Por último, adicione a camada de bolo, regue, espalhe uma fina camada de mousse de chocolate amargo no topo e decore.
   Não retire o aro, nem para dar uma espiada, o recheio que fica no aro acaba "sujando o bolo", se você não for deixar as camadas visíveis não tem problema.

Eu não usei as camadas do topo do bolo.


   O toque final foram as velas com a idade do meu amor em binários, ele é engenheiro da computação e já fez prova na faculdade só com esses zeros e uns! Sem saber ele acabou me ensinando esses famosos binários para que eu pudesse fazer essa surpresa para ele.


     Alguém aceita um pedaço dessa gostosura?


Feliz aniversário meu amor!
Eu te amo muito!

Um comentário:

  1. Obrigado minha linda! melhor "festa" ever! o bolo estava uma delícia. Também te amo muito!

    ResponderExcluir