sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Camarão na mini abóbora + jantar romântico

 Hoje venho compartilhar com vocês um jantarzinho romântico que preparei para o meu namorado, estava devendo um para ele desde o dia dos namorados. Como vocês sabem, nosso Dia dos namorados foi um tanto corrido e fora do planejado.
   Como prato principal, eu fiz camarão na mini abóbora, confesso que eu já havia preparado camarão na moranga, mas nunca em mini abóbora e achei muito mais prático do que a grande por dois motivos:
  1- Por ser pequena ela cozinha mais rápido, a moranga grande demora bastante e as vezes a casca começa a ceder no fundo correndo o risco de vazar molho quando ela for preenchida.
 2- A unidade de mini abóbora é mais fácil de ser contabilizada por pessoa, eu comi uma, meu namorado comeu duas com acompanhamento só de batatas, imagino que servindo com arroz de duas a três seja mais que suficiente por pessoa.
    Vamos parar com o blábláblá e ir logo para a receita:



Camarão na Mini Abóbora

-4 mini abóboras
-500g de camarão*
-1/2 lata de molho de tomate
-1 caixa de creme de leite
-1 cebola
-2 dentes de alho
-1 colher de chá de paprica picante
-sal a gosto


Rendimento do camarão: 6 mini abóboras

* Eu usei 500g de camarão congelados, como já é conhecido, carne congelada vem com muita água, então nunca tem exatamente 500 g de camarão de verdade. Se você for usar camarão fresco, a porção pode ser reduzida.

   Com o auxílio de uma faca, corte um círculo no centro da abóbora. Não faça o círculo junto a borda lateral da abóbora, pois irá vazar molho depois. Limpe o interior da abóbora com a ajuda de uma colher, raspe retirando as sementes e parte dos fios. 


   Com as abóboras limpas, mergulhe-as em uma panela com água e uma colher de sopa de sal. A água deve cobrir as abóboras.  
  As abóboras vão cozinhar de 20-30 minutos, dependendo do tamanho de cada uma, cheque o interior da abóbora com um garfo, quando estiver mole, ela está pronta. Nesse momento, retire as abóboras da água com cuidado para elas não racharem e coloque-as numa assadeira.
  Enquanto espera as abóboras cozinharem, prepare o molho de camarão.




   Pique a cebola e os dentes de alho, coloque um fio de azeite numa panela e junte a cebola, até ela ficar esbranquiçada. Em seguida, junte o alho e deixe fritar.Acrescente o camarão na panela e deixe fritar até o a água do camarão  evaporar completamente. 
    Pré-aqueça o forno em 180º.

   
  Quando a água do camarão tiver secado, acrescente na panela o molho de tomate.

    
     Desligue o fogo e acrescente o creme de leite.



   Com as abóboras cozidas na assadeira, complete o seu interior com o molho de camarão e leve ao forno por 15 minutos, ou até o molho borbulhar dentro da abóbora.





    A receita é uma delícia, meu namorado que não é fã de verduras e legumes, raspou a abóbora inteirinha e para saborear essa maravilha montamos uma mesa no jardim, iluminada a luz de velas que meu namorado preparou enquanto eu cozinhava. Olhem só que mimo:


Cenário perfeito para uma noite especial!
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário